terça-feira, junho 29, 2010

283/2010 - a positividade negativa

Queiroz, Carlos Queiroz, um dos piores treinadores, seleccionadores de sempre.
Termina um jogo onde foi, humilhantemente, derrotado e diz-nos isto:
- Temos de voltar mais fortes...
Temos, temos quem?
Talvez por ter uma profissão, uma sacana duma profissão, onde termino o dia aflito (às vezes) e grito pelo chefe:
- João, chegue aqui, por favor...
- O que foi, Pedro?
- Chefe, tenho a caixa engatada, faltam-me 500 euros...
- Tem, calma, vamos procurar, se encontrarmos tudo bem, se não contabilizas a falha e depois de amanhã repões o dinheiro.
Como podem ver, simples.
Está correcto, tudo bem, não está, o palerma do funcionário assume as responsabilidades.
No caso acima referido o funcionário era eu (detectei os 500 euros, obrigado) no caso da selecção o palerma chama-se Carlos Queiroz.
A atitude digna seria demitir-se, abdicar de todos os vencimentos futuros, pedir desculpa, olhos nos olhos e sair de fininho...
(para percebermos o nível de incompetência a que isto chegou, detenhamo-nos no seguinte pormenor, Queiroz fez o estágio na Covilhã, em altitude superior a 1500 m, os jogadores dormiram a cerca de 2000 m; na África do Sul o «quartel-general» da selecção situava-se a cerca de 1700 m... todos os jogos da selecção foram realizados ao nível do mar. Não sou prof. de ginástica, mas parece-me óbvio que foi uma péssima opção a nível de desgaste físico, menor oxigenação para os nossos atletas nos treinos, pouco tempo para potenciar benefícios a nível físico [ambiente de treino vs. ambiente de jogo] obviamente, ninguém falará nisto).

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro Oliveira,

Para quem se diz e pensa perfeito, desconhece por completo o relevo de Portugal.

Covilhã a 1500 m de altitude, os jogadores dormiram a 2000 m.

Então diga lá, os treinos foram nas Penhas da Saude, e o jogadores dormiram na Torre, mas em cima dos observatorios, por forma a estarem a mais de 2000 m.

Aproveita e visite http://www.cm-covilha.pt/ para se instruir um pouco.

quinta-feira, julho 01, 2010 9:28:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

«Conta o povo que o nome Serra da Estrela foi dado em tempos que já lá vão por um pastor que vivia em parte incerta no Vale do Mondego. Passava as noites a contemplar uma estrela que brilhava tanto que iluminava o cimo de uma serra próxima. Até que se decidiu e foi ao encontro daquela luz cintilante que o atraía tanto, na companhia do seu fiel cão. Depois de muitos dias de subida chegaram ao cume. Impressionado com a luminosidade da estrela, disse para o seu cão: "a este lugar que parece favorito dos astros vou chamar Serra da Estrela e a ti que me acompanhaste vou dar-te o mesmo nome."

O maciço rochoso da Serra da Estrela corresponde à maior Serra portuguesa, situando-se aqui o ponto mais elevado de Portugal continental- Torre -a 1993 metros. Este maciço rochoso constitui o Parque Natural da Serra da Estrela, criado em Julho de 1976, abrangendo vários concelhos. No maior maciço da cordilheira central aparece um vasto planalto, rasgado por vales onde correm os rios que aqui nascem, o Mondego, o Zêzere e o Alva.»

in:
http://www.cm-covilha.pt/

Ao que chega a desonestidade intelectual que se esconde sob o pesado capote do anonimato.
O que escrevi foi: «cerca de 2000 metros», são 1993 metros; cada um que tire as suas conclusões.
Cara pessoa anónima, se é perfeccionismo que procura, textos, impecavelmente, correctos, do ponto de vista formal e de conteúdo está no local errado; não sou perfeito, sou politicamente incorrecto, sou um «não alinhado».
Não alinho em modas, nem em tachos e às vezes não acerto... desta vez falhei por cerca de sete metros; um pequeno falhanço para um Homem, um grande falhanço para o anonimato...
Talvez se em Constância não desperdiçássemos tanto tempo (e imensos recursos monetários) a olhar, telescopicamente, as estrelas, talvez se tivéssemos coragem para dizermos cara a cara o que sentimos, talvez... talvez a «pintilhice» dos sete metros não fosse importante.

quinta-feira, julho 01, 2010 9:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas oh caro, dignissimo e mui respeitado Dr. Pedro Oliveira,

Foi o Senhor Doutor que disse que a selecção estagiou a 1500 m, quando a Covilhã está a 700 m, para alem disso o campo da cidade fica logo no inicio da subida, perto das bombas da gasolina da Repsol e do Hospital. A diferença afinal são 800 m, alguma coisa não?

Depois, e embora eu ao contrário de V. Exª, sou um leigo nestas coisas de desporto, mas sempre ouvi dizer os entendidos (professores de ginástica) que o treino a altitudes elevadas favorecia o desempenho dos atletas a altitudes mais baixas, havendo até situações de retirarem sangue a grandes altitudes, que depois era "devolvido" a altitudes inferiores, contribuindo para uma melhor performance não sendo detectavel como doping.

Para além desta lenga lenga toda, estou de acordo consigo numa coisa, que é a incompetencia e mediocridade do nosso seleccionador, pois tinhamos massa humana (atletas) para fazer melhor. Aliás, a história NANI ainda está por explicar, mas sempre deu jeito mandar o "menino" embora, porque assim já podia jogar o Simão ou o Danny.

Bons escritos.

Um anónimo mais.

sexta-feira, julho 02, 2010 1:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio