quinta-feira, agosto 19, 2010

334/2010 - o camiño das estrelas de santo iago


A miséria religiosa é, de um lado, a expressão da miséria real e, de outro, o protesto contra ela. A religião é o soluço da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, o espírito de uma situação carente de espirito. É o ópio do povo.
A verdadeira felicidade do povo implica que a religião seja suprimida, enquanto felicidade ilusória do povo. A exigência de abandonar as ilusões sobre sua condição é a exigência de abandonar uma condição que necessita de ilusões. Por conseguinte, a crítica da religião é o germe da critica do vale de lágrimas que a religião envolve numa auréola de santidade.

O extracto acima é retirado dum texto de Karl Marx.
Nesse sentido fez-me confusão que uma câmara comunista estivesse a ajudar um crente a peregrinar, a recebê-lo muito melhor que a república portuguesa recebeu o dalai lama, por exemplo... depois percebi.

6 Comments:

Blogger O Cidadão abt said...

Será que nos trilhos da Via Láctea ou nos confins de Andrómeda, se encontram respostas para as incessantes buscas, crenças, teorias e conjecturas dos humanos?

sexta-feira, agosto 20, 2010 12:02:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

As respostas, todas as respostas, estão em nós.
Talvez a palavra mais importante seja: Respeito.
Talvez a palavra: respeito, contenha todas as respostas.

sexta-feira, agosto 20, 2010 12:17:00 da manhã  
Blogger O Cidadão abt said...

Citou Júlio Roberto?

sexta-feira, agosto 20, 2010 9:31:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Acho que não (pelo menos, não, intencionalmente).
Citei?
(não faço ideia de quem é Júlio Roberto)

sexta-feira, agosto 20, 2010 6:28:00 da tarde  
Blogger O Cidadão abt said...

Julio roberto, nasceu em Évora em1929.
Filósofo do existencialismo e do homem, poeta e ecologista. escreve e disserta sobre o homem novo,que existede ntro de cada um de nos e muias vezes desconhecemos ou não o buscamos, além dos sistemas polítocos e dos conceitos que atrofiam a liberdade do existencialismo.

"Tú és um ser humano" foi uma obra ltrária dedicada á juventude, a solícito do Conselho da Europa.

Outras obras como "Carta Urgente Sobre a Qualidade de Vida", "Uma revolução Para o Homem","A Desoberta do Amor",e a célebre "Todas as Resposta estão em Ti", além do "Poema Ecológico" que é a resposta de um homem do novo mundo ao grande chefe Indio Seattle transportam-nos até ivan Ilitch, Chardin, Nietzsche, Saint Éxupery, até a Karl Marx.
Professor e conferencista dos anos 70 e 80, membro convidado das associações ecologistas e homanistas,com provas dadas em África e no brsil, transmitindo o epírito ad juventude que transforma o mundo,fundador e director da ITAU.
Dipolomado nas áreas da Politica Social, Biológia, Medicina, e Filosofia,foi autor deprogramas radiofonicos na RDP,tais como "Higiene Alimentar", e "Qualidade Devida", foi professor em várias escolas de enfermagem e um dos mestres dos princípios filosóficos da vida deste Cidadão!

sexta-feira, agosto 20, 2010 11:46:00 da tarde  
Blogger O Cidadão abt said...

Os erros ortográficos devem-se ás limitaçoes tecnologicas e à zona onde actualmente e econtra este praça, mas prcebe.se a mensagem.

sábado, agosto 21, 2010 4:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio