sexta-feira, agosto 19, 2005

19 - um «post» sobre futebol

O mais confortável seria não escrever este "post".
Há os que dizem que não gostam deste desporto (podemos continuar a chamar-lhe desporto?), outros dizem-se adeptos do Sporting de Braga (Marcelo Rebelo de Sousa) ou da Académica de Coimbra (Manuel Alegre) outros (Luís Filipe Menezes) dizem-se adeptos dum (Sporting C. P.) e prestam vassalagem a outro (F. C. Porto).
Ser adepto dum clube, nunca ou quase nunca, é uma opção consciente, somos (tornamo-nos) adeptos por influência do nosso pai, do nosso avô, daquele jogador que nos tocava... no meu caso... pai, avô e Yazalde.
O pai e o avô podem ter tido muito importância, mas, eram os golos marcados pelo goleador argentino, que eu ouvia no rádio no domingo à tarde e concretizados em imagens a preto e branco no domingo à noite que faziam sonhar a criança que fui.
Anos mais tarde o primeiro jogo ao vivo no defunto estádio José de Alvalade... Sporting 7 Benfica 1 a partir daí o meu coração só tem uma cor, verde e branco (adaptado do defesa direito do F.C. Porto - João Pinto).
Neste momento (agora) recordo o meu avô Jacinto, dedico estas palavras ao sr. Ludgero... conto com a memória dum, com a presença do outro... acredito que ambos desejam um país, um concelho e uma freguesia melhores.
ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO e GLÓRIA, orgulho-me de pertencer (ser adepto) dum clube que tem esta divisa.
Primeiro o esforço, a seguir a dedicação e a devoção depois a glória.
Cada vez que calço uns sapatos de corrida a minha glória é terminar... cada vez que calço umas "chuteiras" de "futsal" a minha glória é participar.
É assim que estou no desporto e na vida procurando que com o meu modesto contributo e exemplo possa a ajudar a construir uma freguesia melhor. Uma freguesia onde as pessoas não se sintam excluídas pelas suas opiniões sejam elas clubísticas, políticas ou outras.
Só unidos podemos construir um futuro melhor.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mentiroso! isto não é um post sobre futebol.

domingo, junho 03, 2007 1:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e depois quem o lê, fica com a ideia : ah, tão bonzinho e tal, só pela glória de participar.

domingo, junho 03, 2007 1:30:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio