quinta-feira, junho 08, 2006

373 - num frio e ventoso entardecer de Abril


Foi, precisamente, num frio e ventoso, entardecer de Abril que o Dr. Vasco, José Vasco (o tal das mãos vermelhas) me pôs na vida.
Normalmente, nascer é sinónimo de alegria; para os meus pais aquele dia 29 foi decepcionante ... outro gajo? pensaram...
Enfim... foi o que se pôde arranjar...

Quando a nossa existência é um fardo para outros, resta-nos torná-la o mais leve possível, sermos nós a assumi-lo, a assumirmo-nos, desfardarmo-nos de nós, desatarmo-nos de outros...

O que tem o livro da ilustração a ver com isto, nada, talvez, tudo. A mítica colecção vampiro ( vinte cêntimos, 2ª mão [claro!] Colombo, Lisboa) só pela capa teria valido a pena, Lima de Freitas no seu melhor, a mão (as mãos?) que o escreveram, escrevem muito bem...

Depois o que não se vê, Kiss (4) and (3) Kill (4) ... um título, uma táctica de futebol... beijar, matar (concretizar).

O livro, ainda, como projecto político ... publicado em 1969, Rua dos Caetanos? coincidência? [quem era o presidente do Conselho (não concelho) em 1969?].

[um «post» onde se fala da casa de saúde de Abrantes, Lima de Freitas, Mamã e Papá, Ellery Queen, Marcello Caetano, Colombo, Manos, Vampiros, Futebol, Livros, Ruas, Beijos, Morte, Mitos, Datas, José Vasco, Cores, Sentimentos ... tudo isto, antes do banhinho e da gravatice (é obra!)]

5 Comments:

Blogger Alien David Sousa said...

Pedro lol há dia que tenho mesmo de vir aqui : " Quando a nossa existência é um fardo para outros, resta-nos torná-la o mais leve possível"
Alguém escreveu, que o meu blog era o único que não deixavam de acompanhar. Pois é, após ler mais um texto teu. Tenho de te dizer o que me disseram. Pedro, o teu blo é dos poucos, se não o único que não deixo de acompanhar.
bjs
p.s ontem estive cá, mas ...esta coisa estava de mau humor

quinta-feira, junho 08, 2006 2:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem Pedro, tu acordas com uma inspiração. Upa Upa.
Este Post é soberbo. Estou a assimiliar há horas.( não digo desde q horas para não saberes quando e quantas vezes cá venho). Soberbo. Não me atrevo e dizer nada. mesmo nada.
É Vida!

quinta-feira, junho 08, 2006 8:46:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Obrigado, alien (eu sei não é para agradecer)

acho que estou a escrever coisas demasiado íntimas...

Upa, upa, parece-me bem... a assimilar o quê? a maneira como brinco com o significante e o significado ... a forma, o conteúdo...

Disse lá atrás que ando a escrever coisas demasiado íntimas (toda a gente ficou a saber que tomo banho na quinta-feira).

quinta-feira, junho 08, 2006 8:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pedro,

desculpa o desabafo: nenhum filho é um fardo para os pais...
(a ser verdadeiro, mais depressa concebo a ideia de que esses pais não merecem o filho...)

Pelo contéudo de outros posts sei que no teu caso isso não é verdade. Assim, parece-me que, apesar de muito intimo, estarás a ser injusto na apreciação que fizeste...

Banhinho à quinta feira?? Entendi, está explicado o sorriso e boa disposição dos teus colegas de trabalho às quintas!!!

quinta-feira, junho 08, 2006 10:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A assimilar como articulas as partes no todo. a assimilar o que tu próprio mostras ao leitor no final do post e escreveste entre parênteses recto. eu sou lenta. ainda estou a assimilar e já li isto às 9 horas da manhã.

sexta-feira, junho 09, 2006 12:41:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio