sábado, junho 03, 2006

365 - a minha guerra...



Um «post» sobre inflação [subida generalizada e contínua dos preços], anos 80, taxas de juro, guerra, banda desenhada e futebol...
Inflação, se não me enganei nas contas o livrito em pouco mais de dois meses subiu 16,66%, naquele tempo as taxas de juro (do crédito à habitação) andavam à volta dos 30%, agora são cerca de 3% e se sobem um bocadinho lá os tenho à perna a pedir a «revistação do speed, do spread ou lá o qué isso»; meus amigos quando estou engravatado não o posso dizer (aqui posso) não podem pagar as casas, vendam-nas, façam como eu, uma tendita de campismo...
Poderia elaborar sobre o consumismo e o endividamento para adquirir coisas que os nossos avós nunca imaginaram a existência, mas, não o vou fazer.
Anos 80, nostalgia, apenas, a criança (o puto) o jovem, os melhores anos...
Naquele tempo a guerra era vivida aos quadradinhos, vivia-a, também, nos livros de História, lembro-me que a actual vereadora da cultura de Abrantes (não tem nada a ver com a vereadora dos caracóis, essa é de Constância [mulheres e cultura, parece-me bem]) ficou muito chocada com um trabalho que fiz em que denunciava os abusos cometidos pelos portugueses [durante a guerra colonial] que portugueses, perguntava ela...
Vivemos tempos onde o futebol parece o alfa e o ómega, sempre foi assim, em '84 (europeu de França) os livros de banda desenhada, também, falavam de pontapé na borracha...

7 Comments:

Blogger Paula NoGuerra said...

Os anos 80... minha nossa... aquili é que foram anos a valer, onde tudo valia e nada fazia mal...
Onde os Bros e os Technotronic eram quem nos faziam abanar o capacete...
Momentos de Love boat com os Beverly Hills 90210...
Sem esquecer os amigos... os amigos das coboiadas!
Foram tempos inesqueciveis!

sábado, junho 03, 2006 7:57:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Os «Wham», os «Culture Club»... lidos?, vistos na «Bravo» em alemão e a «mulher da minha vida» a cantora alemã Nena (o que é feito de ti miúda?)

sábado, junho 03, 2006 8:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é amigo Pedro,


Chega a vez a todos. Ontem tb recebi uma cartinha do meu banco a falar nesse Sr. spread não sei quantos...

Não sei quem é mas, que o homem deve ser importante não dúvido, é sempre invocado cada vez que me comunicam o aumento da prestação...

será que não me arranjas o contacto pessoal do dito cujo a ver se lhe posso pedir alguma compreensão...

sábado, junho 03, 2006 9:41:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Asninha (bem "reaparecida")

«naquele tempo as taxas de juro (do crédito à habitação) andavam à volta dos 30%, agora são cerca de 3% e se sobem um bocadinho lá os tenho à perna a pedir a «revistação do speed, do spread ou lá o qué isso»; meus amigos quando estou engravatado não o posso dizer (aqui posso) não podem pagar as casas, vendam-nas»

Ainda bem que me dás oportunidade de esclarecer isto melhor...
As expectativas na nossa vida é que os bens sejam mais caros.
Uma pessoa que adquiriu casa há sete anos neste momento está a pagar menos que aquilo que pagava então.
A taxa de juro sobe, a prestação sobe, ainda, assim menos que o que seria expectável.

Adquiri um imóvel (uma casa) com dezoito anos, perspectivava uma vida livre... (o primeiro carro que possui adquiri-o, quase, com trinta anos). Liberdade para mim era (é) ter casa, não o carro. Liberdade para mim era (é) não ter dívidas [independentemente das taxas de juros ridiculamente baixas que poderia utilizar, acho que quem não tem dinheiro não tem vícios. [ponto]
Como é que concilio isto com a profissão que exerço?
Respeitando a diferença, não me julgo o máximo, não obrigo ninguém a pensar como eu (daí detestar os totalitarismos de esquerda e de direita).
Assim exerço o melhor que posso e sei a minha profissão sem cair no ridículo de dizer às pessoas (aos clientes) o endividamento é muito bom...

sábado, junho 03, 2006 10:29:00 da tarde  
Blogger LUIS MILHANO (Lumife) said...

ROTA DO FRESCO INTERCONCELHIA PARA A COMUNIDADE LOCAL (DE ALVITO)

PINTURAS ALENTEJANAS POR DESCOBRIR







CONVITE




CLIQUE no blog ALVITO-BAIXO ALENTEJO e faça connosco uma Rota do Fresco. É só um cheirinho... pois ao vivo tem outra côr, outro movimento. E tem a "Guia" Dina Monteiro que a todos os participantes encanta com a sua simpatia e conhecimento profundo da matéria.
Um dia esperamos por si, em Alvito, numa Rota do Fresco...

Um abraço amigo

domingo, junho 04, 2006 1:50:00 da manhã  
Blogger António Almeida said...

Pedro
se me fizeres um bom spread... mudo o meu empréstimo para o teu banco!
qual a melhor TAE que consegues?
estou receptivo a propostas...
Nena?
(visita o precasmusic. garanto-te que o preparei ontem!)

domingo, junho 04, 2006 7:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

«Anos 80, nostalgia, apenas, a criança (o puto) o jovem, os melhores anos...»

muito foleiros esses anos 80.

ainda me há-de explicar essa coisa de juros e afins de forma personalizada...´tou a precisar.

domingo, junho 03, 2007 1:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio