quinta-feira, outubro 12, 2006

499 - cabo das tormentas ou da boa esperança?



Por vezes sentimo-nos como vítimas dum arrastão, arrastados para polémicas sem sentido.
O meu comentário:
Li, atententamente, a biografia de A. Cunhal e de A. Salazar, cada um que julgue por si qual das biografias é mais tendenciosa.Discuto com qualquer cidadão, não julgo as pessoas pela cor da pele, pelas orientações sexuais ou pelas ideias que defendem.
foi fruto da indignação que senti ao ler o comentário do Sr. Daniel Oliveira:
Eu estou-me absolutamente nas tintas para a a sua opinião sobre Salazar e os nossos 800 anos de história. Vá discutir isso com os seus amigos das claques de futebol. Eu não tenho debates com fascistas. Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Fiquei indignado porquê?
Porque naquele contexto foi o mesmo que escrever:
Eu não tenho debates com ciganos. Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Eu não tenho debates com pretos. Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Eu não tenho debates com paneleiros. Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Eu não tenho debates com políticos. Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Eu não tenho debates com padres . Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Eu não tenho debates com comunistas. Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Eu não tenho debates com portistas. Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Eu não tenho debates com gajas. Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Eu não tenho debates com assassinos. Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Eu não tenho debates com pedófilos. Não tenho, pronto. Não é defeito, é feitio.
Confesso que eu, também, não teria grande vontade em debater com alguma daquela malta, no entanto, debateria, sempre... julgo que é na diversidade que encontraremos o caminho, o nosso caminho.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ponha lá a sua citação completa. Comparar uma opção ideológica com uma raça e uma etnia é um pouco demais. E, de facto, você não debate com ciganos.

sexta-feira, outubro 13, 2006 12:47:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Ponho a minha citação completa?
Daniel, desculpe, mas, um de nós está a laborar num erro (e eu não sou).
O meu «post» tem um «link» para o seu, o comentário está lá [copy, past, meu caro, não há hipótese de deturpação].
Extrapolei?
Provavelmente...
Um pequeno exercício de memória, lembra-se de José Manuel Tengarrinha num debate na televisão com um inspector da Pide)? Lembra-se do artigo de Fernando Rosas no "Público" sobre o assunto? Muito me interessaria comparar as passagens dum e do outro pela António Maria Cardoso e as detenções nos dias seguintes. Obviamente, os arquivos que não interessam foram destruídos.
«(...)você não debate com ciganos»
Aqui, provavelmente, tem razão, não debato com ciganos, converso, troco opiniões. Conversei em miúdo, pois, partilhava as carteiras da telescola com eles, com o Guilherme, com o Carlos, "futebolava" com o Domingos que é mais novo, converso agora, diariamente, partilho com muitos o café matinal...

sexta-feira, outubro 13, 2006 1:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oliveira Salazar ,não faz nem nunca farà parte dos meus eleitos como um dos mehores portugueses.Porquê ? porque simplesmente eu não quero.Outros dirão o contràrio,se respeito ,não sei.Um dos factos que me deram mais gozo atè ao dia de hoje, foi ter ocupado, no dia 25 para 26 de Abril de 1974 o edificio sede da DGS (ex-pide) na rua António Maria Cardoso.

Manuel Marques.

sexta-feira, outubro 13, 2006 5:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio