domingo, setembro 09, 2007

964 - regresso...

O regresso.
Regressar às aulas ou onde quer que seja.
Regressarmo-nos, regressar? eu nem cheguei a partir.
Férias? Férias são um luxo para quem se cansa muito.
Gajos como eu não têm férias, há colegas de baixa, outros têm os filhos e tal, as férias escolares, gajos como eu trabalham sempre... pescoço acorrentado mas pensamento livre.
Preparar um novo ano lectivo...
Sou fruto de uma História sem heróis, a democracia matou todos os heróis do estado novo e fala de história económica, na história socialista existe o povo, o operariado, não existe o culto da personalidade.
Na História que aprendi não existiam factos, nem datas, nem linhas de caminhos de ferro, muito menos pessoas.
Acreditei durante algum tempo nessa história, a História da conjuntura, dos ciclos e tal.
A História que me interessa hoje é uma História de pessoas, gajos e gajas que num determinado momento disseram: SIM ou NÃO.
Gajas e gajos como eu e como os leitores que comemos e bebemos, que fazemos có-có (Estaline e Hitler, também, faziam có-có).
Pessoas que carregavam o peso do corpo e das ideias, actuantes num determinado espaço e numa determinada circunstância ... vamos procurar olhá-los (eu e os meus meninos) não com os olhos de hoje, vamos tentar vê-los, lá, onde eles viveram, naquele espaço e naquele tempo, viajando a cavalo (porque não existiam aviões) enviando recados (porque não tinham telemóvel).

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tudo o que estava para là do muro foi um autêntica desilusão pessoal.Sempre me falaram em direitos iguais,escolas e cultura para toda a gente no entanto, tudo era utopia.Constatei a falsidade destes factos pessoalmente .A misèria e tudo mais para là do muro era uma realidade.

domingo, setembro 09, 2007 6:10:00 da tarde  
Blogger r said...

Este comentário foi removido pelo autor.

domingo, setembro 09, 2007 7:07:00 da tarde  
Blogger r said...

Este comentário foi removido pelo autor.

domingo, setembro 09, 2007 7:12:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio