quarta-feira, outubro 14, 2009

2265 - foi deus que deu voz ao vento

Sinto-me mal no papel de Deus.
Desde que a moderação de comentários foi activada, apenas, não publiquei três. Todos pelo mesmo motivo, ataques pessoais e ofensivos a três cidadãos: Luís Varino, Rui Pires e Pedro Matos.
O caso do Pedro Matos (Asinhas) é sintomático. Ao lermos os comentários ao post anterior poderemos pensar que o décimo sexto foi validado primeiro, incorrecto, só depois de ter validado o décimo oitavo comentário, validei o décimo sexto.
Assim, podemos pensar que se está a instalar em Santa Margarida uma certa ditadura de opinião, o certo e o errado, concretizando, Pedro Matos terá sido perseguido/confrontado com uma opinião/comentário que não fora por ele efectuado e que de algum modo o tornaria «indesejado» em alguns ambientes.
É muito mau se não formos, suficientemente, livres para expressarmos a nossa opinião, suficientemente, democratas para deixarmos que os que têm opiniões contrárias à nossa o façam.
Provavelmente voltarei a este tema até porque existem aqui comentários que merecem um olhar atento e uma reflexão profunda.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

“Era mais bonito...
Que as pessoas assumissem o que escrevem. As opiniões que têm. qual o futuro que pretendem e ambicionam e o que estão dispostos a fazer para o conseguir.”


Caro Pedro Oliveira,

Penso que não interessa saber quem é o “matos” porque o importante será a sua opinião, que vale o que vale e tem o peso que cada um lhe quiser dar, como qualquer opinião, aliás.

Mas, esta “confusão” é demonstrativa do estado a que se chegou e que mesmo após as eleições não se aligeirou.

Como referiste, é do interesse de alguns que não haja qualquer tipo de debate político ou opinião crítica contrária às suas cores.

Os atrevidos são logo apontados, ostracizados e passam a fazer parte da “lista negra”.

Mesmo aqueles que não dependam, directa ou indirectamente, do poder estabelecido e que nem se importem de pertencer à tal “lista negra”, com certeza não pretenderão ver o seu nome e a sua família arrastada para a praça pública à custa de insultos e boatos.

Basta ler algumas coisas escritas na blogosfera sobre candidatos do PS e do PSD.

Por este caminho, as pessoas afastam-se da política.

Mas não será esse o objectivo?

Afastar os indesejáveis da política para ficarem, só eles, com o “bolo”…

…e com os “tachos” e, já agora, com a “cozinha” toda.

Sendo assim, e para tentar contrariar este "estado", as opiniões anónimas irão, infelizmente, continuar.

Pelo menos por mais quatro anos…

quarta-feira, outubro 14, 2009 8:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei preocupada quando li no teu blog a frase " sinto-me mal no papel de Deus ", pensei: será que o Pedro descobriu a sua veia religiosa e o vamos passar a ver também aos domingos na missa a efectuar as leituras tal como aconteceu com a colega do PS durante a campanha lá para os lados de Montalvo??!! Depois li o resto e fiquei mas descansada não tinha nada a ver...

quarta-feira, outubro 14, 2009 10:27:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

«será que o Pedro descobriu a sua veia religiosa e o vamos passar a ver também aos domingos na missa a efectuar as leituras»

Cara anónima,
Nas missas que frequento (Portela, Aldeia, Malpique, Praia do Ribatejo, Constância) nunca vi ninguém que pretenda efectuar uma leitura na missa ser impedido/a de o fazer.
Experimente.
Dia 17 (sábado) há missa na Portela (ou em Malpique) às 17H30.
Dia 18 (domingo) há missa na Aldeia às 10H30... vá até à sacristia, cinco minutos antes (não é preciso mais) e diga que pretende fazer uma leitura ou cantar o salmo, vai ver que será bem recebida.
(frequentar missas é um exercício antropológico que nos permite sentir o pulsar dum certo povo, outros há que só entram «na casa de Deus» em baptizados, casamentos e funerais)

quarta-feira, outubro 14, 2009 11:24:00 da tarde  
Blogger r said...

Deus?
Sente-se mal no papel de Deus...
mas d'onde retira V/ essa ideia de que moderar comentários tem a ver com o papel de Deus?
Se Deus tivesse um «blog», seria um «blog» com caixa de comentários sem moderação; aberta, portanto. Tal e qual como era a da seu «blog», mesmo quando existia nele um «post» de boas-vindas com regras. Deus, seria um «blogger» confiante nas criaturas «blogueiras», porquanto as saberia dotadas de algo que Ele próprio criou: livre-arbítrio. Assim, para ir, directamente, ao assunto, o livre-arbítrio, serve para escolher entre "discutir pessoas" ou "discutir ideias" que as pessoas defendem/discutem/argumentam/racionalizam...
queira perdoar, mas a sua caixa de comentários, vezes muitas, nesta questão da política local (autárquica), não acrescenta nada ao mundo e menos ainda, à vida concreta das pessoas da sua terra, da minha ou de outra terra qualquer. O que podemos ler? De modo geral, um rol de acusações, ofensas... quem não conheça os factos/ocorrências/assuntos, e, ainda assim, queira contribuir para o debate, sai daqui sem perceber o que uns e outros, em rigor, defendem, visto que, na generalidade, se opina sem qualquer tipo de argumentação. Fala-se da pessoa x ou y e nunca daquilo que a pessoa x ou y fez de bem, de mal, menos bem ou menos mal; do que prometeu e não cumpriu e por que razão; do que gostaria de ter feito e não pode fazer; do que podia ter feito e não fez devido a obsctáculos de variada natureza...etc
A calúnia, a confusão vulgar entre a ironia (inteligente) e o achincalhamento é uma herança cultural, profundamente enraízada, - um dado antroporeligioso, tambémm - do e no nosso país...etc etc... e nada tem a ver ou a haver com o papel de Deus; é uma identidade «comezinha», repleta de parcos simbolismos e redundâncias; as mesmas piadolas; sempre o repetitivo chorrilho de baboseiras e desconhece a essência do DIÁLOGO e da DISCUSSÃO, ou seja: do caminho através/pela... razão/palavra... por fim, o papel de Deus, caro Pedro, é fácil, muito fácil: cria a criatura - desculpai o pleonasmo - mas fá-la dotada da capacidade para escolher. Contudo, ao ler tais dizeres, percebo claramente como é pura poesia essa cousa de «Ir para o campo cheio de pensamentos bucólicos» e ainda aprendo alguma «coisinha» sobre... futebol.

quinta-feira, outubro 15, 2009 12:34:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio