sábado, fevereiro 13, 2010

57/2010 - sempre, sempre ao lado povo

Olho os olhos serenos de D. Pedro V, lembro os anos oitenta do século passado, éramos ricos quando os tínhamos no bolso.
Olho à altura do olho esquerdo de Pedro e vejo um cartaz que LUTA e EXIGE, exige apoio para os desempregados e luta por mais empregos.
Não exige trabalho, competência nem responsabilidade; só quando cumpridas as premissas anteriores poderemos ser mais produtivos e competitivos.
Julgo que perdemos demasiado tempo a falarmos de pessoas, de comportamentos, a discutirmos passado e presente e ganhamos pouco tempo a discutir políticas, a projectarmos futuro.
Olho os olhos serenos de Pedro e penso-o a ouvir José dos Santos Gouveia (vice-presidente da câmara municipal de Constância em 1861) dizer:
Senhor! A Câmara Municipal de Concelho da Notável Vila de Constância vem cheia de júbilo prestar a homenagem devida a tão excelso monarca.
A recepção de Vossa Majestade dentro dos limites deste Concelho é mais um brasão de glória que lhe é concedido por seus Reis.
Os habitantes deste Concelho já em largos anos são tidos por seus Monarcas em consideração (...) o que bem mostra o Real Decreto da Augusta Mãe de Vossa Majestade de sempre saudosa memória de 7 de Dezembro de 1836.
Esta Câmara Municipal e os habitantes do Concelho que representa, ainda, Real Senhor, nutrem a fovor de Vossa Majestade, de toda a Família Real e das livres instituições que felizmente nos regem iguais sentimentos aos que lhe granjearam tão honroso brasão.
(...)
O Céu dilate e guarde a vida de Vossa Majestade (...)
O céu ou fosse lá o que fosse não guardaria a vida de Pedro durante muito tempo mais, precisamente, um mês depois destas palavras terem sido proferidas, morreria.
Foi no dia 11 de Novembro de 1861 e do céu caíram, durante todo o dia, grossas lágrimas doces às quais se juntava o sal líquido que brotava dos olhos de Portugal.
D. Pedro V reinaria, apenas, meia dúzia de anos, nesses seis anos destacamos:
- A fundação do Curso Superior de Letras, está imortalizado numa estátua em frente à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
- A melhoria do caminho de ferro, nomeadamente, promovendo a construção de pontes, incluindo a que antecedeu (no mesmo local) a que utilizamos hoje para atravessarmos o Tejo (Santa Margarida/Praia do Ribatejo).
- Construção/desenvolvimento da rede viária
- A primeira grande exposição industrial portuguesa
Termino com um feito de D. Pedro V que por certo agradará ao poder concelhio, foi este monarca de olhar tranquilo e bigode retorcido, viúvo com 22 anos, encantado com 24, que promoveu a instalação em Portugal do primeiro observatório astronómico.
Este post onde utilizamos como fonte o boletim informativo n.º 11 (set/out 1991) da câmara municipal de Constância mostra-nos que Constância não foi, nem é, uma vila tão republicana como nos querem obrigar a acreditar.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Julgo que perdemos demasiado tempo a falarmos de pessoas, de comportamentos, a discutirmos passado e presente e ganhamos pouco tempo a discutir políticas, a projectarmos futuro."

Não me parecem palavras dignas de um historiador. Não me parecem sequer palavras dignas de um cidadão.

Mas talvez tenha razão, pensar no futuro e na política talvez seja bem mais importante que nas pessoas.

sábado, fevereiro 13, 2010 3:42:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

"Constância não foi, nem é, uma vila tão republicana como nos querem obrigar a acreditar."

Tempos idos camarada,também já esteve empestada de legionários ao serviço do estado novo e assobiou-se, sempre para o lado...

Abraço.

sábado, fevereiro 13, 2010 4:25:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

«Olho à altura do olho esquerdo de Pedro e vejo um cartaz que LUTA e EXIGE, exige apoio para os desempregados e luta por mais empregos.
Não exige trabalho, competência nem responsabilidade; só quando cumpridas as premissas anteriores poderemos ser mais produtivos e competitivos.
Julgo que perdemos demasiado tempo a falarmos de pessoas, de comportamentos, a discutirmos passado e presente e ganhamos pouco tempo a discutir políticas, a projectarmos futuro.»

Digamos que é este o extracto que interessa.
Um extracto direccionado a um concelho «governado» por um presidente eleito numa coligação liderada pelo partido comunista português; presidente esse que é entrevistado por um «blog» anónimo; «blog» anónimo esse onde se discutem, anonimamente, pessoas específicas e pretensas atitudes/comportamentos dessas pessoas.
Julgo que todos ganharemos quando assumirmos as nossas ideias e opiniões sem medo, em liberdade.

sábado, fevereiro 13, 2010 7:24:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Mudou o emblema, camarada, hoje é outro o símbolo que trazem na lapela; a atitude persecutória e o desrespeito pela liberdade continua.

Abraço

sábado, fevereiro 13, 2010 7:26:00 da tarde  
Blogger Chinelo said...

Qual é o seu problema Sr Pedro Oliveira?

O facto de o seu blog não ser comentado, como em tempos quis passar a mensagem de que não lhe interessava se o blog era lido e/ou comentado?

O facto de o seu partido, aparte da sua tendência monárquica, utilizar uma decisão do Presidente da Camara de mudar de local de trabalho, continuando ligado á sua área profissional, uma pessoa que praticou actos ilegais e criminosos (ainda não vimos ninguem desmentir isso), pois não lhe interessava ter alguem que espreita pelo seu computador, como uma perseguição politica?

Incomoda-o o blog controversosm?

Deixe-se estar com os seus posts, como vê até são lidos, são a sua opinião, ninguem lhe pode levar a mal, agora deixe de constantemente se referir ao CONTROVERSO, pois não precisamos da sua opinião nem comentários para nada.

Passe bem.

sábado, fevereiro 13, 2010 8:47:00 da tarde  
Blogger Chinelo said...

Acrescento ainda, o tal Presidente de Camara (o meu presidente) não foi eleito democraticamente e sem qualquer tipo de problemas, com maioria absoluta, apesar das "sondagens"?

O Secretário Geral do seu partido (PS) tem feito muito melhor figura nos ultimos tempos, não é verdade (freeport, tvi, sucatas, escutas, PT, enfim, sei lá mais o quê)?


O senhor nem cá vive, continue a opinar sobre a republica e a monarquia e deixe-nos em paz.

sábado, fevereiro 13, 2010 8:59:00 da tarde  
Anonymous Chinelo a caminho de sandália(Anónimo porque tu também és) said...

ò Chinelo, sabes porque é que ninguém vai defender-se ao seu blog? Porque é de uma insignificância tal, um peido tão mal dado, cheio de nada em vez de boa educação que nem vale a pena. Porque raio é que se deve dar mais atenção aos seus posts e denúnciazinhas decrépitas que a uma poia de cão seca no meio do passeio? Os inteligentes desviam-se. Os inteligentes mais cívicos pegam e deitam para o lixo.
Julga-se o maior do mundo, um Deus, um senhor absoluto, um juíz de peruca vermelha e foice em vez de martelo? De repente o mundo vira e revira em seu torno? O seu blog mais parece uma sala de masturbação colectiva em que todos se excitam a dizer mal dos outros. Parece que são cegos! Porque é que cada pessoa que atacam se há-de ir meter numa conversa mal amanhada de taberna onde imperam acéfalos e anti-democratas? Já houve ditaduras de toda a espécie, que nos livre o Senhor da sua ditadura de zé povinho embriagado com os seus novos chinelos cibernéticos, mal-cheirosos e gastos que só tornam pior a vida no nosso concelho, a arranjar intrigas e a virar tudo contra todos. Belo trabalhinho sim senhor. Criminoso é o senhor e os seus comparsas de atitude ignorante e difamatória. Deviam ter vergonha na cara, deviam ter vergonha pelas vossas famílias e amigos, pelo respeito que teimam em deitar pela sanita abaixo. Só é pena não se lembrarem de mandar pela sanita as vossas próprias palavras. Defender ideias é uma coisa agora o que vocês fazem é pura e simplesmente atentados pessoais de natureza medieval e que sonega todo e qualquer tipo de justiça ao meio em que se encontram.
Aqui o Senhor Pedro Oliveira tem posts interessantes e menos interessantes. Já agora senhor Pedro, Monarquia?! Pelamordedeus! Livra! Apesar de não concordar isso não quer dizer que o insulte e jamais o faria.
Quanto a ti, oh chinelo, um dia pagas, de um modo ou de outro. Violência não, nem te estou a ameaçar nem nada, que fique claro, mas se sabes escrever é porque tens o minimo de cerebro e um dia pagas por ti mesmo. Todas as (muitas) pessoas que o teu blog já denegriu, difamou, polemizou gratuitamente hão-de surgir-te na consciência. Se isso não acontecer considera-te não humano e assim, devias era estar no Jardim Zoológico a receber amendoins para fazer caras feias às pessoas. Afinal é o que fazes.
TENHO VERGONHA DE SERES DO MEU CONCELHO.
Abraço Pedro e bons posts.

domingo, fevereiro 14, 2010 7:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio