sábado, setembro 11, 2010

362/2010 - tropeçar e cair

Pois, meu querido filho.
Nós, a tua família, a mãe, o pai, a tua irmã Orsika, o avô, a avó, o Jancsi, a Ildikó, a Dalma e a tua noiva Adrienn, de quem gostavas tanto, nós vimos cá, não para dizer adeus, mas sim para conversar contigo.
Esta família é pequena. Estás a ver como a lista é curta? Agora ficou ainda mais curta.
Agora, a mãe vai contar-te uma história e vamos lembrar os momentos felizes da nossa vida. Não precisava de dizer, mas desde o momento em que nasceste que gostámos muito de ti, adorámos-te.
Eras uma criança bem educada e simpática.
Gostavas muito de brincar e principalmente de jogar futebol. Lembras-te? Lembras-te meu filho?
Como gostavas de jogar futebol com o teu paizinho perto do lago e depois com os amigos? Adoravas jogar com a bola... Já naquela altura gostavas de dizer a todos que um dia ias ser um futebolista muito famoso. Nós sorrimos quando tu disseste isso a um jornal, com dez anos.
Lembras-te quando recebeste uma camisola especial de um jogador famoso, tinhas nove anos e jogavas na equipa... como eras feliz. A felicidade era tanta que começaste a correr à volta da casa. Nós apoiámos-te em tudo, pois queríamos, como todos os pais, que fosses feliz. Sucederam-se então os anos contigo a jogar na equipa Eto, com muito sucesso. E tu eras ainda um jovem. Lembras-te das horas a fio que passaste com o pai a falar de futebol, quando falavas sobre o jogo, em todo o lado, até na cozinha?
Os conselhos, aceitaste apenas os do teu pai e eu e a tua irmã estávamos sentadas, sem dizer uma única palavra, pois o futebol é coisa de homens e as mulheres não percebem nada disso, diziam vocês.
Nos outros aspectos da vida, tu aceitaste sempre a palavra da tua mãe e eu tentei ensinar-te os princípios da bondade, amor, respeito e honestidade. Espero ter conseguido. Estou muito feliz... muito feliz por seres meu filho.
Sabes... dissemos sempre que a família está em primeiro lugar. E tu colocaste sempre a família em primeiro lugar. Gostaste sempre muito dos passeios que fizemos em família, dos bolos da tua mãe, das longas conversas com o Jancsi, das noites de Natal, gostavas muito de jogar às cartas. Como te preocupaste com a tua irmã e cuidaste dela. Tinhas tanto orgulho em ter uma irmã tão bonita e inteligente e ela também admirava muito, mesmo muito, a força do irmão.
E, além da família, a outra coisa mais importante para ti era o futebol. Chegou então o momento da tua vida em que o sonho se tornou realidade. Lembras-te do dia em que nos estávamos a preparar com muita ansiedade a ida para Portugal e quando te tornaste jogador profissional? Tu estavas com medo e ansioso. O que iria acontecer contigo num país estrangeiro?
Um dos nossos olhos está a chorar, mas o outro a sorrir. O nosso coração está a doer. Ninguém percebeu o que se passou. Mesmo sabendo que estiveste num sítio seguro, mesmo assim, estávamos sempre preocupados contigo.
Toda a família gostava de te visitar em Portugal para te levar um pouco de calor das tuas raízes. Mas tu, mesmo num país estrangeiro, conseguiste dar o teu melhor. As pessoas começaram a conhecer-te e depois começaram a gostar de ti. Seguiram-se anos de muito sucesso. Mas tu nunca mais esqueceste as tuas origens.
Mãezinha, disseste tu: Eu nunca vou esquecer que comecei aqui em Szabadhegy, perto do lago, e agora estou a jogar com futebolistas que antes só via jogar na televisão. Disseste isso muitas vezes. Gostaste tanto de futebol que até deste a tua vida por ele. Orgulhavas-te muito das tuas raízes em Gyor.
A tua vida começou a ter contornos muito bonitos. Para completar a tua felicidade, acabaste por conhecer o amor da tua vida e nós, a tua família, acompanhámos tudo com grande felicidade pois parecia que Deus os tinha criado um para o outro. Vocês estavam a planear um futuro em conjunto e nós, a família, estávamos muito felizes com o vosso amor. Estávamos a preparar o casamento para o Verão.
Lembras-te, meu querido filho? E agora... temos a ansiedade de volta, a dor, a angústia. Só que agora a canção não ajuda. Vamos contar-te histórias sempre, meu querido filho.
Eu prometo-te que continuarás a viver nos nossos corações.
Para sempre!
Lembrei-me muito de Miki, ontem.
Desde que Jorge Jesus é treinador do Benfica não mais Miki foi homenageado em Guimarães.
Ontem era um dia especial (10 de Setembro é sempre especial).
Jesus voltava ao banco de treinador (era Jesus o treinador do Guimarães em 2004.01.25) em Guimarães.
Olegário voltava a apitar o Benfica num estádio trágico (foi Olegário que mostrou o último cartão amarelo a Miki).

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por falar em reis, já debicaste na águia (o prazer que tu tiras na desgraça vermelha), debica agora o King Leon (se não fossem os amigos do apito, pouco melhor apresentavam). Às vezes se estivesses calado ganhavas mais.

domingo, setembro 12, 2010 10:56:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio