segunda-feira, maio 29, 2006

360 - liberdade, menina

«além de monárquico, és a favor da união ibérica?o texto original é em castelhano, está correcto, mas há a versão portuguesa...»
António, não percebo o que tem a minha monarquice a ver com o assunto, mas, enfim.
Na minha opinião, salvo raras excepções (Saramago lê-se muito melhor, traduzido) é preferível o original à tradução.
A decisão da versão original foi muito pensada, permitiu-me falar no Quino e na Argentina...
Permitiu-me elevar a «auto-estima» dos meus meninos; estão a ver? até já lemos em castelhano e tudo...

5 Comments:

Blogger Paula NoGuerra said...

Só te peço uma coisa: não deixes os malandros dos espanhois ganharem... a nossa lingua é muito poderosa tb e merece que seja escrita a toda a hora...
E viva o PORTUGÊS!!!!!!!!!!

segunda-feira, maio 29, 2006 11:23:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Paula,

Para quem está longe ou melhor quem está longe ama mais, ama melhor, pois, ama não o que existe, mas, o que idealiza, um «namorado» idealizado não cheira mal dos pés nem ressona, com o país é igual, contudo, esta república ressona e cheira mal dos pés, às vezes é difícil convivermos com isso.

Não tenho medo nenhum do papão espanhol, não existe uma Espanha existem muitas Espanhas, a Galiza ou a Catalunha identificam-se muito mais com a «anarquia» portuguesa que com o centralismo «madrileño».

Eu gosto de quem gosta de mim, no dia 19 de Abril (Santiago de Compostela, encontro de «bloggers») eu era o único «blogger» português que estava ali sem ter sido convidado pela organização, os portugueses presentes ignoraram-me, os galegos falaram comigo, curiosos por saberem de onde era, o que fazia ali se tinha gostado, se estava a gostar, se queria ir com eles para os copos...

Quanto à língua partilho da opinião de Pessoa e Mia Couto, diz Pessoa:
A minha pátria é a língua portuguesa
Diz Couto:
A minha pátria é a minha língua portuguesa

terça-feira, maio 30, 2006 6:38:00 da manhã  
Blogger António Almeida said...

união ibérica, castelhano...
há muitos (alguns é mais adequado, pois eles já são tão poucos que não posso dizer muitos) monárquicos que defendem a união ibérica, e nessa hipotética (impossível) situação, a língua oficial seria o... castelhano!
ou tens dúvidas?

quarta-feira, maio 31, 2006 3:17:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Não sou um monárquico convencional.
Sou-o, fundamentalmente, porque não gosto de assassinos. Gosto de poder optar livremente..

Sou-o, ainda, por razões económicas, aborrece-me que o dinheiro dos meus impostos que deveria servir para proporcionar aquele que têm menos que eu uma vida mais confortável seja mal aplicado.

Diz a menina Liberdade: Se esses que não têm nada, tivessem algo do pouco que têm os muitos que têm pouco...

O que a república faz é tirar aos que não têm nada e aos que têm pouco para dar aos srs. ex-presidentes da república.

Diz-me António, porque terei de sustentar três ex-, eles serviram com honra a república foram pagos por isso, precisam de dinheiro? vão trabalhar...

Em monarquia não existem ex-reis... «e foi rei morto, rei posto».

Quanto à união ibérica ela já existe, chama-se união europeia.

quarta-feira, maio 31, 2006 6:41:00 da manhã  
Blogger António Almeida said...

como concordo contigo em muitas coisas... qualquer dia "viro" monárquico!
(eu que sou um homem de esquerda!?)

sábado, junho 03, 2006 12:27:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio