terça-feira, junho 20, 2006

385 - miguel filipe sousa tavares scolari

Parece [parece-me a mim, como diria o dr. Miguel Tavares] que estes dois senhores andam, diria, com problemas técnico-tácticos.
O senhor de bigode terá dito (não li, nem ouvi) que o senhor [salvo seja] da gravata é uma bosta (é por isso que tem o dedo no nariz, mister?).
O dr. Tavares já adjectivou o treinador da selecção portuguesa, questionando-o em questões técnicas e profissionais, está no seu direito, liberdade de expressão e tal...
Nestas coisas sou pragmático, quantas vezes já foi o «comentador» campeão do mundo de selecções, pois...
As opções do sr. Scolari não me preocupam, minimamente, não tenho curso de treinador de futebol nem capacidade para efectuar análises pseudo-intelectuais sobre o tema.
Enquanto leitor as opções do dr. Tavares, preocupam-me, muito, primeiro é pago (bem pago) para escrever uma crónica aqui, deveria fazê-lo bem por respeito pelos leitores (por "auto-respeito").
Detenhamo-nos na crónica de hoje:
«Desde há muitos anos que tenho para mim que a Itália é o país mais civilizado do mundo, naquilo que eu entendo por civilização»
Julgo que qualquer cidadão com a antiga quarta classe corrigiria esta frase:
«Há muitos anos, que tenho para mim, que a Itália é o país mais civilizado do mundo»
Na linguagem jornalística devemos ser sintéticos, «há muitos anos» remete para o passado, não faz sentido acrescentar: «desde»
Ao dizer «tenho para mim» que, na minha opinião, deverá estar entre vírgulas, pois, trata-se de uma informação adicional que se não estivesse lá a frase continuaria a fazer sentido (se lermos em voz alta a segunda frase soa melhor) não adianta acrescentar: «naquilo que eu» aliás, a crónica é sempre uma análise pessoal, estas considerações são só para ocupar espaço...
Os parágrafos anteriores diziam respeito à forma, quanto ao conteúdo a frase citada, também, não faz qualquer sentido.
Qual o conceito de civilização do dr.Tavares?
Itália não existe enquanto país, a república italiana, sim.
Historicamente a república italiana é uma união de repúblicas.
Quando fala em civilização o dr. Tavares, referir-se-á a Nápoles, à Sicília, a Milão, a Roma... parece-me perigoso e pouco claro, civilização como sinónimo de Itália, ponto final.
Tudo isto para chegar a esta conclusão:
Como pode um péssimo carpinteiro acusar um operário estrangeiro de ser mau electricista?
Será xenofobia?

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É sempre de louvar verificar que o saudoso espírito da Dra Edite da RTP continua presente, no que diz respeito à utilização da língua portuguesa (peço desculpa se tenho algum erro). Quanto ao comentador e às suas opiniões, em si (talvez uma redundância), entendo que, como diz, "liberdade de expressão e tal", e por isso pode dizer o que entender (o Marcelo fá-lo, o Delgado fá-lo, o Machado também, o Jardim idem, etc). Ser bem pago é coisa que não me preocupa uma vez que a Bola não pertence ao Estado (apesar de ser o órgão oficioso dos que dizem ser 6 milhões, mas eles pagam a quem querem com os resultados das vendas que recebem). Na sua opinião só deverá haver um país no planeta, talvez Portugal, uma vez que é o Estado-Nação mais antigo da Europa, e como a Europa é o Velho Continente... Talvez a excepção seja a China, mas há sempre que pensar no Tibete e em Taiwan. Quanto ao facto de um péssimo carpinteiro acusar um operário estrangeiro de ser mau electricista, só lhe posso perguntar o seguinte: não percebendo nada de corte de carnes poderei eu dizer ao meu homem do talho que não está a fazer bem? se um Funcionário Público me tratar mal posso criticá-lo apesar de eu não o ser? Perderei a nacionalidade portuguesa por querer que a Argentina ou a Holanda ganhem o Campeonato do Mundo? serei por isso um mau patriota e deverei perder os meus direitos? Será que o facto de o Dr. Tavares ser Portista (azul e branco às riscas como a Argentina) tem de ter cuidado a expressar as suas opiniões? E que eu saiba ele nunca se referiu àquele ser do Scolari como sendo uma merda ,apesar de eu o achar como tal (sabendo de antemão que, não sendo eu merda literal -pelo menos consigo escrever, algo que os dejectos não fazem) dificilmente me conseguirei pôr no papel da merda, à qual peço desde já desculpas.
Esta reacção ao "Dr. Tavares" parece-me Xenofobia clubística. É pena...

quarta-feira, junho 21, 2006 11:29:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Caro, el pibe portugues

Tratamo-nos por tu, ok?
Excelente comentário (tenho pena de não o ter escrito).
Conheço, suficientemente, bem o Porto cidade e os portistas para saber que têm uma adoração pelo azul e branco (eu, também, gosto muito da bandeira liberal de D.Pedro IV, azul e branca e sem a ridícula esfera armilar) para saber que se a Argentina de Lucho não ganhar, olha que se lixe que ganhe PORTOgal...

Eu era gajo para beber um copo com o Miguel e para lhe dizer cara na cara que lhe pára um bocadinho o cérebro quando discute futebol, repara na crónica de ontem diz que foi beber umas imperiais e comer caracóis... gajo do Norte bebe finos (Super Bock) e acha que os caracóis são lesmas.
O Dr. Tavares é tão xenófabo que sente xenofobia em relação a ele próprio, é um alfacinha que tenta passar por portista...

El pibe podes contar comigo para um fino no Guarani, na Ribeira ou um chá no Magestic...

quinta-feira, junho 22, 2006 12:00:00 da manhã  
Blogger António Almeida said...

Ai que saudades que eu tenho da Drª Edite, estrela da RTP (não foi engano, quis mesmo escrever assim) e autarca exemplar (os maus exemplos também devem ser indicados... para não serem seguidos!)... velhos tempso.
Ó Pedro, tu não gostas mesmo do homem!

quinta-feira, junho 22, 2006 12:22:00 da manhã  
Blogger psac74 said...

Caro Pedro,

Em relação às competências do "Mister" Scolari, não me irei alongar muito. Apenas referir que foi campeão com a selecção que sabemos (talvez, até eu seria) e o 2º lugar no Europeu continuo a afirmar que não se deve à sapiência "futebolística" do senhor em causa, mas à estrutura que Mourinho montou no FCP (não nos podemos esquecer que o "teimoso" Scolari andou 2 anos a insistir e preparar um modelo que a seguir ao jogo inaugural mandou, literalmente, "às favas" e socorreu-se da estrutura que já referi).

Já o el pibe português, cheira-me a viseense!

quinta-feira, junho 22, 2006 4:33:00 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Gosto do MST q.b.
Adorei este teu post. Sabes do que falas Pedrito. Refiro-me à reconstrução da frase do MST.
PARABÉNS por este post.

sexta-feira, junho 23, 2006 11:04:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio