1907.Agosto.12 2007.Agosto.12 Dia de se falar de... Gosto quando se fala de propósito. Gosto de o fazer despropositadamente ... Gosto de liberdade para morrer e ressuscitar... quandochegar a hora.
Ao ver aqui as coisas de Torga acho grande a insensatez da parte do governo em não ter enviado pelo menos um membro às comemorações do centenário de Torga em Coimbra, com a presença de munda gente que conheceu Torga de perto: Doutora Clara Crabbé Rocha (filha de Torga), Manuel Alegre e ... onde quero chegar: o Dr. António Arnaut! A verdade é que foi o Dr. António Arnaut, Advogado ainda no activo (já quase com 80 anos), antigo Ministro da Saúde e, mais importante ainda, Fundador do PS e um dos históricos do PS de Coimbra que não tem papas na língua e mete a boca no trombone quando é preciso: é que foi o Dr. Arnaut a voz mais crítica de ninguém do governo ter comparecido! E pergunta-se porquê. Até poderão haver explicações: Torga nunca aderiu ao PS (embora fosse socialista) e não era certamente apoiante das políticas do PS de hoje ... Poderá ter sido uma das razões ... e não é caso único: o mítico Professor de Germanísticas em Coimbra, Doutor Paulo Quintela, também era militante Socialista e a certa altura entregou o cartão de militante desfiliando-se. Toda a gente achou a atituda estranha vinda do Professor que sempre fora liberal e que na Crise Académica de 1969 veio para a Rua apoiar vivamente os estudantes de Coimbra (o que naturalmente lhe traria consequências) e após aquele acto uma jornalista questiounou-o porque se tinha desfiliado do PS. Ao que o Doutor Paulo Quintela respondeu lacónicamente: Porque sou socialista!
Clareou. Vieram pombas e sol, e,de mistura com sonho, pousou tudo num telhado... (Eu,destas grades,a ver, desconfiado.)
Depois, uma rapariga loira, (era loira) num mirante, estendeu a roupa num cordel: Roupa branca,remendada, que se via que era de gente lavada, e só por isso aquecia...
3 Comments:
Ao ver aqui as coisas de Torga acho grande a insensatez da parte do governo em não ter enviado pelo menos um membro às comemorações do centenário de Torga em Coimbra, com a presença de munda gente que conheceu Torga de perto: Doutora Clara Crabbé Rocha (filha de Torga), Manuel Alegre e ... onde quero chegar: o Dr. António Arnaut!
A verdade é que foi o Dr. António Arnaut, Advogado ainda no activo (já quase com 80 anos), antigo Ministro da Saúde e, mais importante ainda, Fundador do PS e um dos históricos do PS de Coimbra que não tem papas na língua e mete a boca no trombone quando é preciso: é que foi o Dr. Arnaut a voz mais crítica de ninguém do governo ter comparecido!
E pergunta-se porquê. Até poderão haver explicações: Torga nunca aderiu ao PS (embora fosse socialista) e não era certamente apoiante das políticas do PS de hoje ... Poderá ter sido uma das razões ... e não é caso único: o mítico Professor de Germanísticas em Coimbra, Doutor Paulo Quintela, também era militante Socialista e a certa altura entregou o cartão de militante desfiliando-se. Toda a gente achou a atituda estranha vinda do Professor que sempre fora liberal e que na Crise Académica de 1969 veio para a Rua apoiar vivamente os estudantes de Coimbra (o que naturalmente lhe traria consequências) e após aquele acto uma jornalista questiounou-o porque se tinha desfiliado do PS. Ao que o Doutor Paulo Quintela respondeu lacónicamente: Porque sou socialista!
Clareou.
Vieram pombas e sol,
e,de mistura com sonho,
pousou tudo num telhado...
(Eu,destas grades,a ver,
desconfiado.)
Depois,
uma rapariga loira,
(era loira)
num mirante,
estendeu a roupa num cordel:
Roupa branca,remendada,
que se via
que era de gente lavada,
e só por isso aquecia...
Claridade
Miguel Torga.
Lisboa,cadeia do Aljube,1 de Fevereiro (1940)
Rui, omentarei detalhadamente, contudo, quanto menos estado, melhor
Enviar um comentário
<< Home