quarta-feira, setembro 12, 2007

967 - pela pátria marchar, lutar?, ó gaita (os gajos não sabem a ***** do hino)

A minha querida avó dizia muitas vezes:
Se aos mil chegarás dos dois mil não passarás...
Eu p' ra aí com quatro, cinco e seis anitos pensava... ano 2000, tenho quase trinta e três anos, que se **** se o mundo acabar nessa altura.
Querida avó, ainda bem que não acabou (o mundo, nem houve o bug, lembra(m)-se?) vale a pena ter quase quarenta anos (eu sei estou velho, como a medida universal) e assistir à forma convicta como um «popular» cantava, erradamente, o hino da coisa.
O meu Portugal canta, intimamente, o hino no olhar concentrado de Deco, o meu Portugal chora, convulsivamente, o hino no olhar sonhado do Sr. Dr. Rui Correia (médico veterinário), atleta dessa coisa elitista e abjecta, chamada: rugby (estou a ser irónico).

3 Comments:

Blogger r said...

Este comentário foi removido pelo autor.

quarta-feira, setembro 12, 2007 11:38:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Branco e azul, obviamente.
Céu e paz.
Não sangue (três quintos) e dois quintos de relva.
A minha pátria sonhada não é feita de pontapé na borracha e sangue derramado... é feita de céu, sonho e paz... é feita de uma rua, de uma freguesia, de um concelho, de um país, de mundo cantado por Bob Marley:
http://www.elyrics.net/read/b/bob-marley-lyrics/no-more-trouble-lyrics.html

quarta-feira, setembro 12, 2007 11:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No meu país hà cidades e
vilas e ruas e vielas casas
e pessoas e bichos e memórias invioláveis
raptadas violadas negadas
pequenas grandes
no meu país hà gente bonita e feia
que fala e diz e desdiz mente
o meu país
no meu país há flores e pássaros e árvores e répteis e
mares e rios e barragens e paias
pequenas e grandes
no meu país hà girassóis virados ao sol e flores
e crianças murchas que nunca cresceram o meu país
no meu país dito de marinheiros há barcos caravelas
rotas e reis infantes e cartas de navegar
no meu país feito em fogo
o medo voltou
é o vento grito lamento
novo
do meu velho país.

Como diria o poeta:noticias banais ,coisas do meu país.

quinta-feira, setembro 13, 2007 6:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio