quarta-feira, setembro 12, 2007

969 - cobra... cobrar

Fui cobrador da côngrua durante os meus anos de meninice, conhecia os velhotes e as velhotas da Portela de Santa Margarida como os carreiros de formigas no meu quintal.
Dar o papelinho e receber dinheiro começou muito cedo, seis, sete anos, lembro-me que nessa altura o meu exemplo de cobrador de quotas era o Sr. António Lopes, boina basca, sorriso permanente, piada fácil.
Como cobrador de quotas era, apenas, um menino curioso, ansioso por aprender, naqueles rostos com rugas, naqueles sorrisos doridos, se há coisas que recordo com os olhos húmidos são as carícias que recebi daquelas mãos sujas e calejadas... estuda menino para seres alguém (diziam-me) muitos deles (quase todos) estão sete palmos e meio debaixo da terra, nunca chegarei a ser metade do que foram...
Seja sério, mas não se leve muito a sério ... dizia Miguel Torga (Adolpho) para Ramalho Eanes.
Conheci muitas pessoas sérias (do meu, discutível, ponto de vista sobre aquilo que considero seriedade, obviamente) conheci pessoas sãs que se fingem doentes (chulando dinheiro ao estado) conheci empregados que recebem subsídios de desemprego (chulando dinheiro ao estado) conheço pessoas sempre prontas a atirar pedras, sem se olharem, sem pensarem naquilo que são, no que poderiam ser.
Escrevo e penso em Scolari é difícil ser-se mais que medíocre no meio da mediocridade.
Escrevo a saboreio a cobra (é uma experiência fantástica, o trabalho que aquela rapaziada indiana teve para soprar vidro em forma de elefantes e tal [a sério, 1€ +/- ] provem e digam-me...).
Amanhã (hoje) muita maralha encherá o peito para criticar, para criticar um estrangeiro que os fez pendurar bandeiritas republicanas nas janelas, para criticar um estrangeiro que os fez vestir camisolitas vermelhas e verdes, para criticar um estrangeiro que convocou um dos melhores jogadores que já deram pontapés na borracha de quinas do peito (sem bandolete) .
Obrigado, Scolari por seres como és, com todos os teus defeitos e qualidades, pronto a levantares os punhos para defenderes o menino Quaresma, prejudicando a tua carreira e o teu futuro...
Outros, cobrar-te-ão ... eu não.

2 Comments:

Blogger r said...

comentário tipo desabafo em blogue de amigo:

-´tá decidido. Amanhã vou começar a estudar Futebol a sério!

(podias ter explicado logo... eu a pensar que cobra seria aquela, pensei-a africana, afinal é indiana.)

quinta-feira, setembro 13, 2007 12:41:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hà já quem esfregue as mãos prevendo a demissão do sargentão,os mesmo que jà utilizaram a seleção para fins de propaganda e venda de jogadores.

Sempre me disseram :quem não se sente não é filho de boa gente.

quinta-feira, setembro 13, 2007 6:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio