sábado, julho 05, 2008

1425 - o mais chato é este tédio prolongado

- Pensas na terra (na Terra?) não é Pedro?
- Penso na minha aldeia...
- A nossa pátria é a nossa aldeia...Penso, penso rápido.
Penso rápido, pensado para estancar o sangue.
Quem prende o ribeirinho que corre, é por si próprio enganado, o ribeirinho não morre, vai correr para outro lado, quadrava Aleixo (citado de memória).
Pansar.
Pensal.
Pensall.
Pensar a totalidade da coisa, recordo as farinhas Pensal, recordo o leite militar em pó, vejo os pobrezinhos actuais de ténis nike e antenas parabólicas, recordo os pobres de outrora que mendigavam pão.
Vejo Oliveira em filme engarrafado.
O melhor Oliveira (na minha opinião).
Berliet.
Tramagal.
Eu (e a minha circunstância).
Eu e o meu orgulho (transportes públicos, lembro-me de correr para o último autocarro, lembro o sorriso irónico do condutor no retrovisor, lembro-o a partir no último momento).
No dia seguinte fui ao Matos e comprei uma motorizada, não mais permiti sorrisos irónicos, digo o que tenho a dizer, faço que tenho a fazer...
Não gosto de orgulho, não sou orgulhoso.
Gosto de me pensar como lutador, não conformista, não maniqueísta.
Quando escrevo gostaria de ser questionado...
1. Porquê esse título?
2. Gostas de Manoel?
3. As imagens, o que são, onde estão?
4. És contra o orgulho? O que é o orgulho para ti?
5. Non ou a vã glória de mandar, dá-nos uma perspectiva derrotista da História... achas a nossa História, uma História de fracassos?

2 Comments:

Blogger r said...

Uma fala «dirigida a»:

- Pedro, este é... um excelente «post»!

sábado, julho 05, 2008 8:31:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Indagações.





De argila e de sangue
somos feitos. Não mais
que a imponderável ânsia
de ascender ao divino
transportando conosco
este fardo humano
de organismo imperfeito.

De suor e de lágrimas
nos tornamos. Quanto
esperamos saber
em nossa ignorância
no intuito de voar
à excelsa plenitude
do espírito supremo?

Quem nos formou? Quem
imaginou e fez
energia e matéria,
todo o Universo
que vemos e sabemos
e os demais mundos todos
que jamais saberemos?

Deixamos o que sabemos
— e o mais que desconhecemos —
aos que depois a terra
habitarem: esses homens
futuros que ignoramos
e mal podemos pressentir
pelo que hoje apresentamos.

Aonde vamos? Aonde
repousará nossa alma
a contínua indagação
que nos eleva além
de simples animais?

(Fernando Py.)

sábado, julho 05, 2008 8:53:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio