terça-feira, novembro 18, 2008

1787 - o rei, a rainha e as princesas obama

A república americana (1776) inspira-se na Roma republicana e não, obviamente, na república francesa cortadora de cabeças (1789).
As repúblicas europeias são cópias más duma monarquia imaginária.
É eleito um presidente filho duma antropólaga caucasiana nascida no Kansas e as repúblicas dum lado e do outro do Atlântico cantam hossanas à Monarquia.
Primeiro sorrio, depois olho Sasha, olho aquela princesinha, vestida de negra, vejo aqueles tristes olhos escuros... sete anos.
Triste criança filha de republicanos democratas que não é princesa (não é?) mas que será obrigada a viver como se o fosse.
Qual é a diferença entre a república e a Monarquia, então?
Talvez o facto de não existirem ex-Reis, Eanes, Soares, Sampaios, Cavacos... todos republicanescamente reformados a manjarem na gamela dos nossos impostos.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Rei: um homem que tem o direito divino de governar mal...

terça-feira, novembro 18, 2008 6:53:00 da tarde  
Blogger r said...

Está bem...


e não considera grave a seguinte afirmação:

«Ela [Michelle Obama] faz parte de uma geração de mulheres que já não precisam de lutar pelo reconhecimento profissional.»?

De resto, não se apoquente com a princesinha... terá Barbies e Bratz e explicadores e perceptores e amas e criadas e professores e seguranças e seguranças e seguranças e mais: uma mãe que não se preocupa pelo reconhecimento profissional. O que é que quer mais para a gaiata?

O pai, se chegar a reformado, terá uma reforma, claro.

terça-feira, novembro 18, 2008 11:45:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio