quinta-feira, novembro 13, 2008
Acerca de mim
- Nome: pedro oliveira
- Localização: santa margarida coutada, constância, Portugal
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8 Comments:
Estética perfeita no entanto, deve tomar-se o dinheiro por aquilo que ele vale .
Cinco euros, é uma moeda de cinco euros.
A questão estética é importante, a ideia é fantástica.
Os livros como prédios, os nomes dos arquitectos a formarem o rosto da Rainha.
Imaginemos na república portuguesa, uma ideia semelhante com o rosto da senhora dona Maria Cavaco Silva, lá está, não teria o mesmo impacto.
Não me parece que no reino da numismática haja um exclusivo monárquico.
«A questão estética é importante, a ideia é fantástica.»
Isto, quer dizer, exactamente, o quê?
Ora, tz, estava a reinar (no sentido de brincar).
Contudo no nosso imaginário as moedas estão mais ligada à monarquia [os «réis», cinco mil réis (cinco escudos)] que à república.
Nas actuais moedas de euro há uma boa parte delas com o rosto dos monarcas (Bélgica e Espanha, por exemplo) e repúblicas que utilizam símbolos monárquicos, no caso português, os sinais de validação do Senhor Dom Afonso Henriques.
O objectivo do «post» era de uma forma irónica divulgar um excelente trabalho do qual o autor fala detalhadamente:
http://pythonide.blogspot.com/2008/10/how-to-make-money-with-free-software.html
Quer dizer que não é só olharmos para uma obra de arte e dizermos: é gira (tem uma boa estética).
Importa de algum modo entendermos/percebermos o processo de criação.
A ideia.
A concretização da ideia.
A estética é o ponto de chegada a ideia, o ponto de partida.
Exactamente queria dizer, concordando com o camarada Marques, a estética é perfeita, a idia o ponto de partida foi brilhante.
Está-me a dizer, então, que o criador deste objecto ( a moeda), não é um esteta?
Está a opor a ideia ao processo de criação e, ainda, a fragmentar ambos da fruição (estética) do objecto?
Isso é uma cousa mui complicada para a minha mente entender.
A questão do valer e/ou valor, desculpai , mas é obra para múltiplas especulações... em relação ao dinheiro, então, resmas, paletes, cofres,... de especulações.
De resto, como não leio uma, duas, três ou mais palavras em inglês, não apreendo o efectivo processo criativo em causa.
Então não o disse, mas pareceu-me logo uma boa moeda, e agora fiquei a dar-lhe mais valor.
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