segunda-feira, julho 20, 2009

2159 - mas que lindo tramagal

Será uma instalação?
Penso-a como uma ideia feliz.
Uma casa agrícola que oferece, a uma câmara municipal, uma alfaia agrícola do segundo quartel do séc. XX.
Uma câmara municipal que a recupera e expõe.
Uma alfaia que é um símbolo dum Tramagal pré-industrial.
Pergunto-me:
- É pá, ó Pedro, na Quinta do Lombão, do Carvalhal, do Casal d' Igreja não existirão, também, artefactos e alfaias agrícolas que depois de recuperados merecessem uma exposição pública?
Respondo-me:
- É pá, não sei, endosso a questão ao departamento cultural da câmara, aos historiadores, aos assessores e aos assessores dos assessores... a identidade em Constância não se forja no trabalho acontecido, alicerça-se numa memória inventada.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

"A cultura histórica tem o objectivo de manter viva a consciência que a sociedade humana tem do próprio passado, ou melhor, do seu presente, ou melhor, de si mesma "

segunda-feira, julho 20, 2009 9:10:00 da tarde  
Blogger Rui Silva Pires said...

Pedro,

se o rumo não mudar isso só será possível quando servir para suprir as necessidades de algumas pessoas. E se der tempo para forjar alguém que encaixe nos garantidos lugares.

Ó Pedro, é pá, mas temos tantos espaços grandes vazios, multiusos, multiolhos, cheios de olharapos, telescópicos big brotherianos, não há espaço para nos surpreenderem(mos)... Simplesmente já não há espaço para esses artefactos ;) Não é como o saber, dizem que "esse" não ocupa "lugar"...

segunda-feira, julho 20, 2009 10:02:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio