sexta-feira, março 12, 2010

91/2010 - república, uns gostam

outros não

2 Comments:

Blogger TZ said...

O texto de JPP não fala da república, palavra que não se encontra nele. Ainda que falasse, pensar mal da república não é o mesmo que ser pela monarquia.
Um mau governo republicano não confere à monarquia nenhuma qualidade.
A monarquia é coisa do passado. A república, tal como a conhecemos, também o será um dia, mas o futuro não se faz com soluções comprovadamente erradas no passado: porque raio esse Afonso de que fala há-de ter que ser venerado ou pesar mais no sistema de governança do que outra pessoa qualquer?
Na ideia do Pedro, ao comando de Portugal - Sua Alteza Real... Já agora, para a Europa, que dinastia sugere?

sábado, março 13, 2010 10:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se me é permitido e na sequência do comentário do TZ, coloco também uma questão ao administrador deste bog e acérrimo defensor da monarquia (está no seu direito, como é óbvio): Se a nossa constituição se «finasse» e fosse reposta a monarquia, que papel lhe estaria reservado no novo regime? por acaso não se revê como simples vassálo, pois não?.
A diferença entre um monarca e um presidente de républica no contexto actual, é similar, ou seja, não passam de meras figuras decorativas. Mas pior ainda, se levarmos em linha de conta os escândalos em que a maioria das casas reais europeias se têm visto envolvidas, levam os contribuintes a questionarem-se sériamente se vale a pena sustentar tais figuras que vivem «principescamente» e sem outra utilidade aparente, além da institucional. Se é por uma questão de opção politica tudo bem, mas não vamos «atacar» uma facção como forma de «defesa» de outra, também caduca.
O Politico Residente

domingo, março 14, 2010 11:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio