quarta-feira, junho 09, 2010

261/2010 - amar num penhasco com trezentos milhões de anos

A primeira cegonha negra que vi foi, precisamente, no local que observaremos nas imagens, quem sabe filha da loucura que as imagens nos mostrarão.
Aquilo a que hoje chamamos «Portas de Rodão» foi em tempos, um obstáculo natural ao curso do Tejo, formava-se ali uma gigantesca queda de água.
A profundidade do Tejo nas «Portas de Rodão» é de cerca de sessenta metros, o que nos mostra, bem, a violência com que a água ali caía.
O ninho que poderemos observar está na margem direita do Tejo, mesmo nas «Portas», sensivelmente, no último quarto do penhasco, vê-se bem ao passarmos de barco.
Deixo-vos então com as imagens, esta cegonha, normalmente, só nidifica em penhascos junto a cursos de água, não gosta de chaminés de fábricas nem de torres de igreja, no entanto, com sorte, com muita sorte, podemos observar um destes casais na margem direita do Zêzere, entre Constância e Castelo do Bode, vão munidos duns bons binóculos e muita paciência... boas observações.
Imagens (poderão depois seleccionar outros vídeos com as nossas meninas e as crias)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bela galadéla
Éra uma destas que os politicos deviam todos levar,e mandálos nidificar para outras bandas.Talvez um mergulho p´ra esses sessenta metros de profundidade.Azar seria saberem nadar ou sobreviverem.
De qualquer forma excelente video enriquecedor de conhecimento,para que possamos sencibilizar-mo-nos para a preservação da Natureza.

quarta-feira, junho 09, 2010 10:10:00 da tarde  
Blogger Nuno Gil said...

A primeira e única cegonha negra que vi, foi bem perto de Constância num passeio pedestre junto ao Zêzere, na companhia do Engº Tiago do PASM.

quinta-feira, junho 10, 2010 3:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio