quarta-feira, julho 14, 2010

297/2010 - a pika, o pico e o profundo respeito pela história

É cedo, o Sol prepara-se para nascer, na rádio, uma senhora alentejana de São Bartolomeu do Outeiro (a célebre terra de Sassá) prepara-se para o trabalho nas vinhas, a vida do campo tem um ritmo diferente da vida teclada.
No campo ou na cidade deveria existir um profundo respeito (não só pela história). Respeito. Respeitarmo-nos como pessoas, respeitarmos os outros como seres humanos com ideias próprias que podem não coincidir com as nossas.
É muito cedo para estar indignado (voltarei a este tema).
Não posso, no entanto, deixar de referir um post recente do Sr. Pico onde o cidadão soutense defende uma solução que eu próprio preconizei, num comentário efectuado aqui (e que não está visível).
Vejamos o que escrevi em 2008/11/20 pela 01H15:
«aquele pórtico já não tem razão de ser, nem configura alguma beleza, apenas estrangula os acessos. Está lá a mais!»«Finalmente, aquelas letras evocativas do Campo de Jogos, não poderiam estar noutro placar mais emblemático e de outro design, sem aquela pobreza arquitectónica» [João Pico]
A pobreza arquitectónica de Francisco Keil do Amaral...
Bem sei que o gajo era o sacana dum sindicalista:
«Em 1948 foi eleito presidente do Sindicato Nacional dos Arquitectos, eleição que não foi aceite pelo Governo do Estado Novo» mas daí até lhe querermos destruir a obra...
TZ tem toda a razão no que afirma, o pórtico deveria ser restaurado e dever-se-á manter o «lettering».
Podemos pensar num outro aproveitamento para o pórtico.
O trânsito automóvel sob ele seria proibido e criar-se-ia ali um acesso pedonal integrado num projecto a criar denominado: P.I.K.A. (Passeio Interessante Keil do Amaral).
Uma rota pedonal que partiria do Mirante, monumento ao Comendador e passaria sob o pórtico em direcção ao Campo de Jogos, tudo isto acompanhado com informação sobre um dos maiores arquitectos portugueses.
A esposa de Francisco (a artista Maria Keil) seria, obviamente, convidada para a inauguração desta importante rota pedonal.
Às vezes é necessário deixarmo-nos de visões redutoras e dar PIKA.
Resposta de João Pico:
Monumento nacional, é isso que quer dizer daquela chapelada?!
Keil do Amaral também ia à retrete como toda a gente...
Aquilo é horroroso e muito perigoso.
Não tenho disponibilidade, nesta altura, para, cronologicamente, recordar toda a saga do pórtico ou portão do futebol, contudo, a sua recuperação foi uma brilhante vitória de cidadãos que se empenharam na sua preservação enquanto outros tudo faziam para o destruir ou deslocalizar.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O autor deste blog "santamargarida" acabou de mostrar como a "mentalidade socialista reinante" não respeita a vida humana e a segurança das crianças e adolescentes a quem lhe armou esta ratoeira assassina ao permitir a circulação de au´tomóveis - e nos dois sentidos! - onde não há largura nas faixas e onde niunca se preocupou em marcar o piso ou implantar passeios para peôes, maioritariamente crianças e adolescentes.
O AMOR À ARTE vale TUDO?!
remeto para o meu blog "picozêzerabt", que aaqui foi bem publicitado...
Se bem que não precise pois o número dos meus visitantes é bem superior e em mais curto espaço de tempo...
Isso incomoda muito certa mentalidade socialista reinante, mesmo quando não são de todo republicanos, mas apenas paisanos fardados do pescoço para cima...

quarta-feira, julho 14, 2010 10:40:00 da manhã  
Blogger Abílio Pombinho said...

Meu caro Pedro Oliveira,
Sobre o assunto em questão, achei por bem esclarecer que no contexto em que está introduzido no seu post pode dar a ideia de que eu sou um destruidor de património.
Efectivamente aquilo que eu transcrevi é claro:
1- houve presidentes de junta que equacionaram a demolição do pórtico.
2- o pórtico tem um dono, e a junta de Tramagal agiu sem conmsultar o proprietário.
3- se acso a intenção da demolição viesse a acontecer por razões objectivas ligadas a problemas que o mesmo causa ao trânsito, sugeri a edificação de um outro exactamente igual à entrada do parque de estacionamento anexo ao campo de jogos, dando como exemplo o protagonizado à entrada da Golegã cujo homónimo noutra zona daquela Vila estava a estrangular o trânsito e daí a edificação daquele exactamente igual.
4- é pena que tenha de ser nos blogues que se discute (mal) estas coisas. É que os conservadores do património e da arquitectura antiga são tudo menos isso e daí que o remeta para um post que brevemente irei colocar no lagamart sobre o Miradouro da Penha.
Cumprimentos.

quarta-feira, julho 14, 2010 1:50:00 da tarde  
Blogger O Cidadão abt said...

Compreenda Santamargarida que, com a reconstrução, o espírito da contradição e decorridos dois anos, segundo as regras do comércio imobiliário, o pórtico foi valorizando!!!

Ele ficou um autêntico T1!

quinta-feira, julho 15, 2010 12:13:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio