sexta-feira, agosto 20, 2010

336/2010 - pcp contra o encerramento da escola da portela

O partido comunista português insurge-se contra o encerramento das escolas.
Esperamos o comunicado da concelhia comunista de Constância... será que se vai insurgir contra a Câmara Municipal de Constância?
Será que teremos um comunicado da concelhia comunista de Constância a dizer que o dinheiro da Empreitada - Centro Escolar de Santa Margarida da Coutada; 2.133.974,22 € (dois milhões, cento e trinta e três mil, novecentos e setenta e quatro euros e vinte e dois cêntimos) poderia/deveria ser canalizado para a construção da nova ponte?

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por favor não brinque com coisas sérias, deixe-se de anedotas. O tempo que perde a divagar glosando, sempre poderia dar uma mãozinha (já que tem tantos conhecimentos) para ajudar a desbloquear favorávelmente o processo da ponte. Quanto mais tempo passar, mais o povo vai sofrer. Você bem sabe que o dinheiro não nasce debaixo de pedras, que não se pode destapar de um lado para tapar o outro e que quem tem o dever de criar estruturas e beneficios para a sociedade, é o governo, já que é o fiel depositário dos nossos impostos. A Câmara goste-se ou não, não tem/nunca teve capacidade para suportar os encargos todos da reparação da estrutura, simplesmente avançou para um protocolo tripartido quando viu que o estado não mexia um dedo em favor da nossa população. A verdade é esta não há outra e todos o sabem, como também sabem que no dito documento as duas edilidades comprometiam-se a fazer a manutenção da via, mas esta intervenção não englobava (nunca podia englobar, pois não tinham capacidades nem competências nesse sentido) a intervenção na estrutura da ponte, só a REFER e o IEP conseguiam assegurar esse serviço. Deixemo-nos pois de demagogias e de fazer chover no molhado só porque sim, o PS na pessoa do governo tem atrofiado todo o processo desde a sua formação, esta é a verdade. Já agora quer saber a novidade (se é que é novidade)? Foi dito e reafirmado mais de uma vez, por pessoas responsáveis e com responsabilidades no PSD, que se este fosse governo não teriamos a reestruturação da ponte ferroviária em rodoviária, mas uma nova ponte já estaria construida, segundo estes existiam verbas para o efeito (teriam aproveitado dinheiros comunitários, sabem dizer-me como é que apareceu de um momento para o outro, dinheito para construir a ponte de Entre-os-Rios?), não tem existido é vontade politica. Por isso eu volto a afirmar, se Constância fosse PS, o amigo ministro de Abrantes já teria feito das tripas coração para a concretização de tal obra. Agora não me venham dizer que sou Júlia, Mendes ou outro nome qualquer, estou simnplesmente a fazer um raciocinio lógico que interessa escamotear e marginalizar no entendimento politico de alguns experts cá do burgo. O futuro é feita de obras e não de palavras, e estes senhores têm levado continuamente um cartão vermelho dos eleitores por via disso. Azar de uns, aproveitamento de outros, é o que tem feito o PCP nesse sentido.
O Politico Residente

sábado, agosto 21, 2010 12:32:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

«Você bem sabe que o dinheiro não nasce debaixo de pedras, que não se pode destapar de um lado para tapar o outro e que quem tem o dever de criar estruturas e beneficios para a sociedade, é o governo, já que é o fiel depositário dos nossos impostos»

Caro Político Residente,

Julgo que recebe o boletim municipal de Constância, como eu, ora o que lemos lá durante muitos anos é que a Câmara fez isto, a Câmara fez aquilo, a Câmara construiu isto, a Câmara recuperou a ponte sobre o Zêzere, talvez tenha sido um erro estratégico, não?
O dinheiro desperdiçado na ponte sobre o Zêzere poderia ter sido aplicado na ponte sobre o Tejo, talvez...
Nunca lemos graças ao dinheiro que o Estado nos deu vamos fazer isto ou vamos fazer aquilo.
Todas as obras foram mérito da Câmara, tudo o que se não fez, foi por culpa do Governo/dos Governos.

«Por isso eu volto a afirmar, se Constância fosse PS, o amigo ministro de Abrantes já teria feito das tripas coração para a concretização de tal obra»

Esta é uma frase batida mas será real?
Se for de facto assim era bom que fosse assumida por quem tem responsabilidades.
Aliás seria duma grande dignidade e um grande serviço à população o executivo camarário demitir-se, provocar eleições antecipadas com esse argumento.
"O governo de José Sócrates assegurou-nos que se a Câmara de Constância fosse socialista, seria feita o nova ponte, assim demitimo-nos e o povo que escolha tendo conhecimento desse facto se nos voltarem a escolher (aos comunistas) saberemos levar a promessa socialista até às últimas consequências - tribunais europeus - se escolherem os socialistas, provavelmente, as obras da nova ponte serão iniciadas de imediato" a Câmara faria um comunicado mas ou menos assim e o povo que escolhesse.
Se a Câmara tiver uma atitude deste tipo, serei o primeiro a apoiá-los e a ajudar na campanha como puder para que exista uma votação esmagadora nos comunistas que colocasse a nu a «hipocrisia socialista», contudo, não acredito na premissa inicial.

Este é um «post» sobre escolas, não sobre pontes

sábado, agosto 21, 2010 9:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quem direccionou a conversa para a ponte foi o Sr., que falando em pressupostos sobre uma hipotética directica de um partido sobre a canalização de verbas de em Centro Escolar para uma Ponte. Volto a perguntar-lhe, quem é que decidiu o encerramento das escolas com menos de 21 alunos? Quem deu a aval para a contrução do dito Centro? Quem nunca fez nada para existir uma ponte que ligasse o Concelho e tudo tem feito para esvaziar de contexto os protestos populares? Tudo o resto, sobre a autoria de quem fez o quê, é politica e diga-me também quem não faz diáriamente? Sejamos concretos Pedro.
O Politico Residente

sábado, agosto 21, 2010 12:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A propósito do encerramento das ESCOLAS e como comentário, importa relembrar a quem se esqueceu e eslarecer os menos informados de que os pressupostos legais definidos pelo Governo para o seu encerramento, têm a haver com o nº de alunos e seu aproveitamento escolar. Inicialmente todas es Escolas com menos de 10 alunos e fraco aproveitamento escolar deveriam encerrar. Mais tarde este nºfoi ampliado para 21 alunos. Ora é aqui que reside a questão! Quais eram, ou quais são as Escolas na Freguesia de S. Margarida com menos de 10 ou 21 alunos? A escola Primária da Aldeia para atingir o nº minimo de alunos (10), andou anos seguidos a inscrever ficticiamente alunos que à partida se sabia que não a frequentariam, e assim impediram o seu encerramento, ainda hoje não sei se esta prática se mantêm. Legalmente esta seria a 1ª a encerrar, ironia do destino, é a que fica. Ao contrário, a Escola da Portela tem e sempre teve uma das maiores taxas de ocupação e sucesso escolar. Por outro lado, à cerca de duas décadas foi construido paredes meias com a Escola da Portela, um jardim infantil que segundo a Câmara Municipal correspondia ao que de melhor existia em termos pedagógicos, e cujo valor de construção andou pelas dezenas de milhares de contos.Perante estes factos, qual ou quais das Escolas da freguesia de S.Margarida deveriam encerrar. De acordo com as orientações do Governo, a Escola Primária da Portela nunca estaria em risco de encerrar. À falta de outra argumentação, pode a Câmara Municipal de Constância entidade responsável pelo encerramento das Escolas da Portela e de Malpique, alegar que as condições de ensino e de refeição não serão as melhores e que o Centro Escolar ao ser construido deverá ser no Centro da Freguesia. Todos sabemos e percebemos que o encerramento das Escolas levam à gradual morte das povoações. Coisa que outras Autarquias da CDU rejeitam e protestam. Quanto à falta de condições das actuais Escolas, pudera, a Câmara Municipal pouco ou nada fêz para as melhorar. Sobre a falta de refeitório condigno, bastava construir um no Parque Ambiental, assegurando a Autarquia (como é da Lei)o transporte dos alunos entre as Escolas e o refeitório. Assim evitar-se-ia a agonia das nossas terras e sobretudo o gasto de dois milhões e trezentos mil euros (2.300.000)€uros. Este Centro Escolar será mais um dos elefantes brancos existentes no Concelho de Constância e servidores de dinheiros públicos.
Quanto a construi-lo no Centro da Freguesia! Porque é que se deverá concentrar tudo no mesmo local, afinal não é a CDU defensora da regionalização, ou então e seguindo esta lógica, deverá o Estado transferir os seus serviços, ministérios etc. para Coimbra, já que esta é a cidade mais ao centro de Portugal!!
Duas questões.
1ª Quanto vai custar a manutenção deste Centro Escolar?
2ª Com o êxodo dos seus jovens e o reduzido nº de casais que procuram a freguesia de Santa Margarida para sua residência, tende-se a curto prazo para taxas de natalidade igual ou muito próximo do zero, ou seja: daqui a alguns anos não existem crianças na freguesia de S. Margarida da Coutada que assegurem ou justifiquem o funcionamento deste Centro Escolar.
Quem vai pagar os projectos megalómanos de que este Concelho paresse tanto orgulhar-se. Obras como o Centro Náutico(fechado) Centro de Astronomia, Centro Escolares de Santa Margarida, Constância e Montalvo, são obras que poderão dizer muito a quem vem de fora, mas em termos de interesse económico ou social pouco dizem à grande maioria das pessoas que vivem neste Concelho. Com o dinheiro aqui gasto, seguramente que poderiamos ter outro nível de vida e hoje não viviamos o drama do isolamento. Melhor teria sido gastar algum deste dinheiro na manutenção da Ponte.
Melhores dias virão concerteza!!

quarta-feira, agosto 25, 2010 1:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A auto proclamada Comissão Pró-Ponte de Constância, pois que a maioria da população não sabe quem a nomeou, quem a elegeu ou quem a compõe exceptuando a seu porta-voz, apelou aos habitante do Concelho para que coloquem faixas pretas nas suas habitações em sinal de luto pelo encerramento da ponte. Por aquilo que se vê, tal apelo não recolheu muitos adeptos, talvêz porque a população não se reveja nestas formas de protesto por considerarem-na de fraca expressão mediática e politica. Também esta parece condenada ao fracasso.O problema do encerramento da Ponte merece por parte desta Comissão a tomada de posições mais corajosas e ousadas, não sendo sequer necessário o recurso a acções de insubordinação pública. Outro tipo de iniciativas já foram propostas, e nenhuma recebeu o apoio da Comissão. Parece que a nivel local à gente com interesse em prolongarem o encerramento da ponte, pois muito pouco têm feito para forçarem a sua reabertura.Bem vistas as coisas, há como em tudo na vida, os que perdem, os que ganham e os que não perdem nem ganham com a actual situação da ponte.
No lote dos que perdem, estarão:
__Os trabalhadores que tendo emprego na margem oposta aquela onde residem tem que gastar mais tempo e dinheiro para lá chegarem.
__Alguns comerciantes de Constância, Barquinha e Entroncamento ( supermercados,posto de combústivel, restauração, mercados, lojas, etc..)
que assim, vem fugir os seus clientes para os Concelhos de Abrantes e Chamusca.
__ As Instituições de proteccção social e associações de Constância que necessitam de mais recursos financeiros para fazer face aos seus compromissos.
__ Os pequenos empresários que não tendo capacidade económica, estão impedidos de desenvolver a sua actividade na margem oposta aquela em que residem.
__ Os alunos que frequentam a Escola C+S de Constância.
No lote dos que ganham, provavelmente estarão:
__ Alguns comerciantes dos Concelhos de Abrante e Chamusca que assim passaram a ter mais clientes
__ Quem tudo aposta na divisão do Concelho para melhor reinar.
__ Gente que promoveu e quer continuar a promover obras na sede da freguesia de Santa Margarida em tudo idênticas as já existentes na sede do Concelho, independentemente da sua utilidade ou custo. O encerramento da ponte para esta gente, justifica tais obras.
Do lote daqueles que não estão a favor nem contra,estarão:
__ Alguns autarcas, quadros superiores, etc.. que pelo exercício das suas funções públicas ou privadas tem direito a subsídio de deslocação/transporte, isto é: pessoalmente não terão que despender de mais dinheiro para chegarem aos seus postos de trabalho
__ Alguns empresários, que pela dimensão da sua empresa ou serviço que prestam, acabam por debitar no consumidor final, o tempo e transporte a mais dispendido.
É sempre, sempre o mais pequeno que sofre na pele a incompetência e irresponsabilidade daqueles que mais dever têm em gerir e responder pelos dinheiros públicos.
O presidente da C.M. de Constância hà poucos dias referiu na comunicação social que o Governo em termos de gestão e combate à desertificação do território, faz o oposto daquilo que diz, e dá como exemplo o encerramento de serviços públicos e no caso de Constância em manter encerrada a Ponte.
Senhor Presidente da C.M. de Constância de quem é a responsabilidade de encerrar algumas escolas na freguesia de Santa Margarida, não é esta uma forma de isolar as povoações, e aumentar a sua desertificação,veja o exemplo dos seus colegas da Chamusca e Mação que teimam em não encerrar escolas.
Sinceramente, espero que o Sr. Presidente tenha uma postura diferente do seu antecessor e com isso, encare e promova um sustentável e harmonioso desenvolvimento concelhio. A redistribuição dos investimentos públicos da Autarquia por todas as localidades do Concelho é o primeiro passo.

domingo, agosto 29, 2010 3:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio