terça-feira, fevereiro 15, 2011

0042/2011 - soares não é fish, é uma alforreca

sou um homem dum outro tempo.
dum tempo em que a liberdade se conquistava em maio, em frança.
dum tempo em que a liberdade se conquistou (conquistou?) em abril, na república portuguesa.
sou um homem desse tempo, neste tempo.
detesto-o.
tanto quanto se pode desprezar alguém.
para mim, mário soares, personifica tudo o que não gosto, tudo o que abomino, tudo aquilo que é, negativamente, criticável, num ser humano, um merdas, portanto.
é por causa da guerra colonial e da descolonização? (perguntar-me-ão)
não, não é (dir-vos-ei).
meu pai foi (é) militar.
esteve desde 1961/1962 em áfrica, angola.
três comissões, dizia-se, muitos aerogramas, muito suor, muitas lágrimas.
muito sofrimento.
a dor que sinto não é a dor de meu pai.
(está vivo e feliz)
a minha dor é a daqueles que estão aqui.
nomes numa fria parede.
soares é um merdas porque não soube respeitar a dor dos pais que perderem filhos, a dor das mulheres que morreram virgens, porque o seu homem morreu na guerra, a dor, tantas dores que não são tecláveis...
soares é um merdas, porque disse que aqueles que foram para áfrica eram uma merda, uns merdas mandados por outro merda que caiu duma cadeira.
pesando toda a merda (ainda bem que este «post» não tem cheiro) onde estaria a maior merda?
apesar das duras palavras e do aroma a excremento humano, aquilo que me faz detestar soares, mário soares, é o desprezo que ele tem (tinha) pelo cheiro, pela voz do povo.
numa campanha eleitoral, soares passou em frente à sociedade recreativa portelense.
nas escadas da sociedade, gritou-lhe, jarofa (é uma alcunha):
«mário, vem beber um copo c'a gente»
diz soares:
«estes gajos, estes bêbados, estou farto destes merdas, deste povo»
disse-o, baixo, disfarçadamente, eu era um menino e ouvi, ouvi, ouviu-o, a seguir, improvisar um discurso de circunstância da alegria que sentia por estar ali, a agradecer «aquele amigo que me convidou para um copo», a minha bebida é a liberdade e o meu desejo é ser o vosso presidente, e tal, e tal...
o discurso da hipocrisia, um discurso fixe, um discurso de merda, um homem de merda.
(no meu peito tenho uma cicatriz provocada por um dos filhos de jarofa, um miúdo de convicções, como eu, mas com unhas mais compridas que as minhas... uma unhada no peito, provocada pelo filho dum grande homem)
os homens definem-se nas lutas, nas atitudes e nos copos que (não) bebem.
a moral deste «post» é a seguinte:
- jarofa ficou com o copo que bebeu
- eu fiquei com a minha cicatriz, com a minha história
- mário soares ficou com o seu (dele) alforroquento carácter.
amanhã a alforrequia continuará...

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Deixemo-nos de merdas amigo Pedro, contudo comungo deste seu asco em relação ao ´´Pai da Democracia Portuguesa``como ele se auto-intitula (estavamos desgraçados se dependessemos dele para acabar com o Estado Novo, ainda estavamos na ditadura). O mestre-mação nem coragem teve (não precisou) para lutar contra o fascismo e refugiou-se em França e sem o afirmar com convicção, pois baseio-me num relato, logo não posso afirmar que vi, dizia, ouvi que chegou a pisar a bandeira portuguesa em terras gaulesas, como forma de expressar o seu nojo pela pátria que o viu nascer. Já nem menciono as reformas que providenciou e que levaram à entrada do FMI em Portugal. Portanto, se há algo em que estamos de acordo, é em relação ao bochechas. Abraço.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011 12:43:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Caro anónimo que diz ser meu amigo,

Falei do que vi, do que ouvi e do que sinto.
O documentário da TVI foi (é) uma merda, tipo, os obituários engarrafados, desenrolhados com pompa e circunstância aquando da morte do artista... ai coitadinho, e focam-se só os aspectos positivos da vida do retratado.
Quanto aos aspectos que refere:
1. Ligação com a maçonaria; a maçonaria, normalmente, só admite pessoas inteligentes, não estou a ver o Mário Soares, o Mário Jardel ou outro Mário qualquer como maçons (que me desculpem os Mários inteligentes).
2. Pisar a bandeira; acredito que o tenha feito, mais uma vez um acto pouco inteligente, faria sentido Mário Soares, arranjar uma bandeira monárquica pisá-la, ligar a negritude salazarenta com uma interrupção nos ideais republicanos, dizer que na prática era o monarca de portugal e arvorar-se num novo libertador.
3. Quanto ao resto, sim.
Um péssimo actor, numa comédia medíocre.
Perguntar-me-ão se Soares não teve mérito ao colocar Portugal na CEE; não, não teve, mérito era perguntar ao povo (estes/esses merdas) se queriam aderir à CEE.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011 1:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É claro que Soares é um Maçon. Os Maçons são os paus mandados de outras instituições bem mais poderosas e não é preciso ser inteligente ou bem posicionado para se ser Maçon. Dequalquer modo a Maçonaria tem 33 graus e Soares estará no topo, pela carreira política de merda que teve e pela forma como afundou este país.
Mas atenção, não é só ele.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011 10:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

uma merda és tu, anormal!

quarta-feira, fevereiro 16, 2011 10:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tanto disparate, tanta ignominia...
Como dizia um grande amigo meu, "brother in arms", sobreviventes a tempos de ditadura... e que vivemos na rua partilhando a euforia do ABRIL de 1974:
- A ignorancia está em extinção, há que estimá-la e acarinhá-la!

quarta-feira, fevereiro 16, 2011 11:05:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Relendo o que escrevi neste «post» e no comentário anterior tenho de confessar que me excedi quanto à forma.
O conteúdo é mais ou menos aquele mas podia tê-lo comunicado duma outra forma.
Há que ter uma certa humildade para reconhecer que nem sempre conseguimos ser brilhantes naquilo que escrevemos.
Estava «revoltado» pelo pseudo-documentário da TVI que nos mostrara um homem bonzinho que só fez coisas boas.
Se Otelo, Salgueiro Maia e tantos tantos outros tivessem dado à sola como ele, quem faria o 25 de Abril?
Nesse aspecto específico acho muito mais coerente o Partido Comunista Português, nao fugiu, aguentou e tentou minar as instituições por dentro, um trabalho paciente, difícil e arriscado.
Olhando para trás aquilo que mais me revoltou na terça-feira foi o episódio do soldado da GNR , o modo que aquele homem que está a trabalhar é ofendido por outro que é seu superior hierárquico, não se tratam assim os cães muito menos se deveriam tratar assim os nossos colaboradores, pessoas que trabalham para nós e estão sob o nosso comando.
Para aqueles que perdem tempo a tentarem ofender-me, anonimamente, não pessoalizem as questões.
A questão aqui não é Mário Soares enquanto homem e cidadão, é Mário Soares enquanto político e presidente da república; das escolhas que fez.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011 7:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A Descolonização, foi a possível dado todas a condicionantes e o pouco tempo em que foi feita., o Mário, era apenas o ministro, tudo o que fez e não fez, passou pelo cunho final do General Spinola.
Depois, ele não "fugio", teve de se exilar ou seria preso, alias esteve preso 11 vezes. fala no PC mas nessa altura todos os grandes quadros do partido também estavam exilados, o Cunhal desde 61 que andava a passar umas ferias de luxo pela URSS. No exílio Mário soares foi a voz da Oposição portuguesa á ditadura, foi ele que denunciou o caso "ballet Rouse" era ele que denunciava ao Mundo a situação Portuguesa e com isso se ia enfraquecendo o regime perante o estrangeiro. Quando se deu a revolução, ele poderia ter ficado em França a discutir as "novidades filosóficas" mas ele voltou e lutou para que Portugal se torna-se num Pais Democrático e pluralista, caso contrario o Pais tinha-se tornado numa Ditadura de estrema esquerda. Como Primeiro Ministro teve os seus erros, assim como todos tem, alias nao considero que fosse um bom primeiro ministro, mas temos de olhar para o contexto, para a época, e para tudo o que aconteceu nessa altura. , ai duvido que alguém consegui-se fazer muito melhor.
Quanto a essa historia que conta, que ouviu, enfim no meio da multidão, ele sussurrou baixinho e o Pedro ainda menino foi o único a ouvir, Parabéns, mas eu não acredito.
Quer se goste ou não, Mário Soares, foi um grande lutador contra o fascismo, e teve um papel importante na democratização do Pais. Claro que também teve os seus erros e teve politicas erradas mas acho que é ignorância pura, e uma enorme falta de respeito, trata-lo por "merdas", mas isso vindo de uma pessoa que destila ódio e inveja por qualquer pessoa que tenha sucesso na vida, já não me espanta.
Muito Boa Tarde.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011 4:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não acho que fica mal a Soares o termo "merdas".
É um facto que lutou contra a ditadura e que esteve preso, mas o que fez pela democracia em Portugal foi pouco. Favoreceu as imposições comunistas e isto só não deu em ditadura comunista porque o embaixador americano da altura em Portugal, Frank Carlucci, intercedeu e não deixou que a vontade de Henry Kissinger fosse em frente. Este último, que não foi mais de que um canalha, queria que Portugal servisse de exemplo à Espanha e à Itália. Para além disso deu aval à invasão de Timor. Tudo para punir o pobre povo português pela ousadia de Salazar. Isto para não falar do assassinato de Sá Carneiro e restantes.
Voltando a Soares tudo o que fez, infelizmente e como é apanágio de pequenez portuguesa, foi objectivos meramente políticos. Lembro-me muito bem da oposição cerrada que fez a Cavaco Silva durante os mandatos deste como PM. Não é que Cavaco tenha sido exemplar, mas o favorecimento ao PS foi evidente. Nesse aspecto Sampaio esteve muito melhor e foi um presidente justo, coisa que Soares não foi. Soares aproveitou-se e aproveita-se da sua situação priviligiada para instigar a politização da vida portuguesa, tudo em nome da
democracia e, há quase 40 anos, ainda falar da liberdade, como se o 25/04/74 tivesse acontecido o ano passado.
Resumindo, seria um grande homem se oferecesse uma das suas chorudas reformas a uma instituição de caridade. Como não o faz nem o fará não passa e um elitista como todos os outros.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011 10:07:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Cara pessoa anónima das 10:07:00PM,

Concordo com grande parte parte daquilo que escreveu no seu comentário.
«Faz-me espécie» que passados quase 40 anos do «dia inicial inteiro e limpo» que Sophia nos descreveu em palavras versadas, existam pessoas que escrevam e tenho medo de assinar o que escrevem... mas isso sou eu, é a minha opinião.
Sobre o carácter de Soares vou deixar três notas:
1. A forma como referiu Octávio Pato e o muito que aquele comunista seria devedor do Pai Soares.
2. A forma como tentou efectuar um aproveitamento político da relação entre Snu e Francisco Sá Carneiro [Soares, (foi a TVI que o disse) é filho dum padre católico e duma mulher casada, logo terá muita autoridade para opinar sobre costumes]
3. A forma como na prática se auto referia na terceira pessoa do singular; «o Mário Soares como presidente da república não pode emitir uma opinião sobre isso, mas o Mário Soares como cidadão acha o Cavaco um estafermo (nunca disse isto, obviamente) e acha que o povo tem direito à indignação» (mas isto disse).

sexta-feira, fevereiro 18, 2011 10:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Epa, mas alguém ainda acredita no Pai Natal? E no Homem-Aranha? Ninguém pois não, então porque raio continuam a tentar encontrar virtudes onde elas não existem? Mas qual é o politico português da actualidade que reune consensos, ainda para mais com o degradado estado do país e o total descrédito dos portugueses na politica? Nem Soares abdica de nenhum privilégio em favor seja do que for, assim como o Cavaco não fez nenhum favor ao estado português ao anunciar que abdicava da sua reforma como presidente, pudera, ainda fica com mais duas reformazitas que totalizam o dobro daquilo que actualmente aufere. Infelizmente no parlamento, quando o assunto é dinheiro e direitos, da esquerda radical à direita nacionalista, ninguém se manifesta contra, todos se fecham em copas na defesa da sua dama (o seu tacho). Nós, o povo (alguém que por aqui comenta, comete o sacrilégio de se julgar aristocrata?) é que pagamos pelos erros sucessivos daqueles bandidos (merdas é uma palavra muito branda) e hoje estamos a acertar as contas pelo famigerado 25 de Abril de 74. A liberdade, a nossa liberdade é uma utopia, sim, porque deram-nos o poder de expressão, mas ele continua a ser controlado, manipulado e aquele bem-estar material aliado a um maior poder de compra que a revolução nos trouxe, estamos a pagá-lo com juros altíssimos, insuportáveis para as nossas reais capacidades. Provavelmente existem mais pessoas a passar fome actualmente em Portugal, que numa era imediatamente anterior à revolução. Como já referi anteriormente, podem mudar o sistema politico em Portugal (República versus Monarquia) mas a classe dominante é sempre a mesma, os suspeitos são e serão os dos costumes, vide a história, quais as famílas que dominavam o panorâma politico em 1900, 1910 (antes e após a implantação da República)e agora? Façam comparações e verão quais são as conclusões óbvias.
O Político Residente

sexta-feira, fevereiro 18, 2011 11:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Soares só aufere de uma reforma, a reforma de presidente da Republica.

sábado, fevereiro 19, 2011 9:56:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Cara pessoa anónima das 9:56:00,

Mais me ajuda.
Mário Soares trabalhou 10 anos como presidente da república e foi remunerado para exercer esse cargo, passados 10 anos reformou-se; eu por exemplo, trabalho há muito mais de dez anos, desconto há muito mais de dez anos, não tenho polícia paga pelos contribuintes 24 horas por dia à minha à minha porta, nem fundei funfdações manhosas... quanto custa por mês Mário Soares ao contribuinte?
É essa a principal razão pela qual defendo a Monarquia; não há reis reformados.

sábado, fevereiro 19, 2011 10:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Será verdade que Soares só aufere uma reforma, a de presidente?
-Só se for ele, porque o seu inimigo número Um dentro do PS tinha uma da RDP, por TRÊS MESES de trabalho, de que nem sequer se lembrava.

sábado, fevereiro 19, 2011 11:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só a sua Fundação custa os olhos da cara (a todos os portugueses) e o olho do c... (a alguns), já para não mencionar a reforma que aufere por leccionar numa conhecida universidade (pelo menos essa), mais a dita como ex-presidente, acrescida de duas da esposa, mais uma pipa de massa dos juros dos vários empreendimentos que possui, do marfim, ouro e diamantes de Angola(epá isto não era para dizer) e mais... eu sei lá que mais, dinheiro a mais para quem disse que os portugueses viviam acima das suas capacidades (uns esbanjadores, onde já se viu um pais onde cada cidadão pode ter casa própria, carro, vários telemóveis, ir aos restaurantes uma vez por semana, ter o filho a estudar na universidade, etc.)...
K@R@P@U

domingo, fevereiro 20, 2011 2:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

lol oh Karapau, mas onde é que ouviu isso tudo?? qual universidade?? Soares só leccionou uns anos na sorbonne e em Vincennes em França antes do 25 de Abril se recebe reforma de lá não somos nós que a pagamos e também convém dizer que se nessa altura ai leccionou foi porque tinha valor para tal. quanto ás reformas, tem ai a net á sua disposição, pesquise e verá:):)os Diamantes, o marfim, o petróleo...lol daqui a pouco e por essa lógica está a dizer que os comunistas também comem crianças ao pequeno almoço. Se tem provas desses boatos sobre os diamantes..denuncie..ou não tem bolinhas para tal?? é só paleio estou a ver. Um dos problemas dos Portugueses é que falam muito sem conhecimento de causa e transformam boatos em verdades absolutas, e assim, vamos continuando a ser um Pais atrasado, onde Carapau se escreve com K.lollol

Pescador

domingo, fevereiro 20, 2011 6:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh pescador, confesso que estou um pouco atrasado para a época, ele é ´´lol`` para a esquerda, ele é ´´ lol`` para a direita, afinal o que quer dizer essa palavra tão... gira?
Sobre quem leccionou o quê, apesar da minha burrice se se dispuser a informar-se convenientemente, se calhar far-se-á luz no seu intelecto. Mas olhe que apesar de assumir a minha «asnice», ainda sou do tempo em que o seu amigo viajava regularmente para o dito país e era do conhecimento geral (parece-me que não é tanto assim), ter negócios naquelas paragens. Mais, não se lembra o que aconteceu ao seu filho e porque aconteceu, sim porquê? Seria um mero acidente? Qual a versão oficial e as outras que os meios de comunicação social divulgaram?
Agora reparo (é da esclerose), uma pessoa que consegue conviver com o antagonismo politico (Soares & Comunismo) é muito à frente, sim senhor. Bom, quanto a um país de atrasados... bem... Com pessoas tão sapientes, folgo que o Sr.(a) contribua para equilibrar mais a balança, a lucidez está pela hora da morte (onde é que já ouvi isto?)
K@R@P@U

domingo, fevereiro 20, 2011 9:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oh Karapau, lol quer dizer "lots of laughs" traduzindo, montes de risos, ou muitos risos, mas o Karapau tem internet, pode pesquisar estas coisas, não esteja a espera que lhe façam tudo..lol:)
Bem o senhor não percebeu bem o que escrevi, eu não disse que éramos um pais de atrasados, disse sim, que éramos um pais atrasado, consegue ver a diferença? assim como também não disse que o senhor era burro, o senhor é que se caracterizou assim. mas agora até eu próprio me sinto meio burro com essa historia da universidade, diga-me lá caro senhor, em que universidade Portuguesa é que ele leccionou e da qual aufere reforma?
e aproveitando o embalo diga-me lá que negócios ele tinha em Angola e qual a razão para o cesna onde viajava o filho ter caído? é que histórias já ouvi muitas, agora factos concretos nunca vi nada, concretamente sei que o governo de Angola, ou seja o José Eduardo dos Santos, não cai muito nas simpatias do Soares.
Quanto ao antagonismo soares-comunismo, mais uma vez o senhor não percebeu o que escrevi, apenas estava a comparar boatos, os boatos dos diamantes, com o facto de antigamente dizerem que os comunistas comiam criancinhas ao pequeno almoço.
cumprimentos caro Karapau
Pescador

segunda-feira, fevereiro 21, 2011 1:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como lhe disse anteriormente o meu problema para além do reumático (que não mencionei) é a esclerose, a idade tudo trás caro(a) Pescador(a) e nesta sequência, muitas coisas vou esquecendo e outras vou confundindo. Porém, no recôndido do meu cérebro poderei recordar-lhe as passagens, se bem como professor catedrático convidado (logo não era efectivo, mas para todos os efeitos lecciou e não foi de borla), na Universidade Lusófona e na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, bem como professor correspondente da Academía Brasileira de Letras (nestas tirou dividendos, nas inúmeras outras não há registos). Um handicap fruto da minha idade avançada é a basófia, aliás recorrente a todos os camaradas das minhas sortes (dizemos que fazemos aquilo que efectivamente só em pensamento almejamos alcançar), mas de boatos está o mundo cheio e há-de continuar, enquanto não aparecerem mais umas Wikileaks por aí para colocar a nú os tais boatos que ninguém consegue provar (os dinheiros do estado e o SIS movem montanhas, é verdade), portanto eu sou mais um a difamar e o(a) carissimo(a) a advogar.
Para finalizar este tema que me está a prender mais tempo que aquilo que eu gostaria de lhe dispensar, o seu cliente tem tanto ódio ao presidente do tal país, que em conjunto compraram a quase totalidade dos terrenos da OTA onde lhes tinha sido garantido (por uma força partidária que por acaso tinha poder de decisão na matéria) ser construido o futuro Aeroporto Internacional de Lisboa, coincidências digo eu, ou mais um boato dirá V. Excelência. Só uma correcção, ´´ não diziam ``, ´´ ainda dizem `` que os comunas comem criancinhas ao p. almoço. Cumprimentos.
K@R@P@U

segunda-feira, fevereiro 21, 2011 8:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No comentário anterior erradamente escrevi ´´lecciou``, quando o correcto era/é ´´leccionou``. Obrigado pela compreenção.
K@R@P@U

segunda-feira, fevereiro 21, 2011 11:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É uma verdade indesmentivel. Somos atrasados como país e como povo. Outra coisa não seria de esperar. O nosso povo faz-me lembrar um outro em que tudo que faz é o melhor do mundo, o problema é que em algumas coisas têm razão. Noutras não.
Nós portugueses somos sempre os melhores, mas somos nada. Nada. Absolutamente nada. Um povo triste, espelhado na melancolia do fado e doutros cantares.
Ainda há pouco tempo lí, dum tipo, desse tipo dos maiores, de seu nome Nicolau Santos, numa revista da TAP, o louvor que fez ao futebol com o enaltecimento de Ronaldo, como o melhor do mundo, Mourinho como o melhor do mundo, de um pais com o maior programa de barragens da UE e por aí fora. Resumidamente digo que isto é triste. Este tipo é e será sempre um merdas como outros que há por aí, que vivem no mundo fantasista da cidade sem perceberem que no interior existem pessoas com tanta ou mais capacidade do que este bimbo que fala de barragens como um enorme avanço no desenvolvimento do país, sem sequer ter em consideração os transtornos que isso causa para pessoas e natureza, onde estes bimbos querem impôr o seu conceito de desenvolvimento.
Estou farto destes bimbos todos, são o simbolo do atraso deste país e o exemplo mais que evidente de um povo atrasado, que é o nosso.

terça-feira, fevereiro 22, 2011 6:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio