terça-feira, janeiro 08, 2008

1164 - abertura do mercado de transferências, todos temos um preço


António Sousa Homem, escreverá na Domingo (ver último parágrafo)
A sombra acompanha-nos, tal como os heterónimos habitavam Pessoa.
A minha sobrinha acha que a bondade geral, a sensibilidade e a generosidade nasceram na margem esquerda dos caminhos, ficando a direita reservada para os espíritos tortuosos, para a maldade e para a insensibi­lidade. Por mais de uma vez essa disputa reacendeu-se a par­tir de evidências que eu julgava inquestionáveis. Por exemplo, a biblioteca, nome que guardamos – em casa – para o arma­zém de velharias bibliográficas e fundo de literatura geral que foi passando de pais para filhos. Com esta biblioteca, extensí­vel em temas e autores como um planisfério elástico, eu não poderia levar a sério nem "o conservadorismo da família", nem a existência do retrato do Senhor D. Miguel (no casarão de Ponte de Lima), nem a ideia de que o mundo está razoavel­mente bem feito. Eu devia, com algum exagero, evidentemente, esconder-me nas penumbras a lançar bombas contra a família, as classes médias e o senhor arcebispo de Braga.
Apesar do extracto acima acho/penso/julgo que Homem aprecia as coisas boas da vida: vinho, cervejas, quiçá, charutos e, provavelmente, prefere, Dom Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (Queluz, 12 de Outubro de 1798 — Queluz, 24 de Setembro de 1834) primeiro imperador do Brasil, como D. Pedro I, de 12 de Outubro de 1822 a 7 de Abril de 1831 e ainda 28.º rei de Portugal (título herdado de seu pai, D. João VI), durante um período de sete dias (entre 26 de abril e 2 de maio de 1826), como D. Pedro IV.
Sete dias? Desde o dia a seguir ao 25 de Abril até ao dia após o 1.º de Maio... as coisas que um gajo (eu) aprende na wikipédia...

5 Comments:

Blogger r said...

e a ler blogues?
Nem imaginas o que se aprende.
boa noite que se faz tarde.

quarta-feira, janeiro 09, 2008 12:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isto é que vai para aqui uma monarquia...

quarta-feira, janeiro 09, 2008 8:14:00 da tarde  
Blogger r said...

«"1164 - abertura do mercado de transferências, todos temos um»

Tipo uma OPA?

Penso que «o mundo está razoavelmente bem feito», até é possível comprar e vender a crédito.

quarta-feira, janeiro 09, 2008 10:40:00 da tarde  
Blogger r said...

Caríssimo, talvez todos tenham um preço, mas nem tudo tem um preço. A não ser que alargues o horizonte significativo do conceito preço.

sexta-feira, janeiro 11, 2008 9:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não diga que trespassou o «blog»... mercado de transferências.

sábado, janeiro 12, 2008 1:33:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio