sexta-feira, junho 11, 2010

263/2010 - nós somos áfrica, vocês estiveram nela

Hoje começará o primeiro mundial de futebol em África.
África foi o berço da humanidade, o ninho de todas as civilizações, será como se regressássemos a casa.
Os olhos que nos fitam são de Ngungunhane, o leão de Gaza, como aperitivo para os encontros que se seguirão entre africanos e europeus deixá-los-ei com um texto que elaborei há cerca de quinze anos para um trabalho académico, começava assim:
«Ao propormos este tema de trabalho era nossa intenção referirmo-nos à história de uma figura - Ngungunhane/Gungunhana que pela sua especificidade se inseriria bem no objectivo do estudo desta cadeira - A História das Relações Afro-Portuguesas.
O próprio título pretende jogar com essa dicotomia, por um lado Ngungunhane, o leão de Gaza, visto, do ponto de vista moçambicano, como um herói ou um mito, por outro lado o Gungunhana, o bêbado, o selvagem que era ao mesmo tempo temido e respeitado pelos portugueses (...).
"As coisas passavam a ser como vocês entendiam que fossem, não como de facto eram. Nguni deu Angune - o que ainda se compreende. Mas é ridículo como mais tarde no transformamos nos Vátuas. O império Vátua. Tua no nosso dialecto, significa a pessoa, o indivíduo. Va significa o plural em cada palavra. Vatua pretendia dizer as pessoas, as gentes que chegavam, que se tinham fixado na região. Não era a etnia. Essa era a Nguni " »
Ngungunhane, um herói, talvez, um dos últimos grandes heróis africanos.
O título e o texto entre "aspas" foram retirados deste livro; a imagem deste post.
não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio