quarta-feira, dezembro 01, 2010

429/2010 - a revolta de 16.4-0

Foi o convite insistente de Olivares para que o duque de Bragança acompanhasse o rei à Catalunha que decidiu D. João, em 25 de Novembro de 1640, a aderir ao movimento restaurador e aceitar a realeza que os conjurados lhe vinham oferecendo. No dia 1 de Dezembro os membros do grupo conspirador (...) tomaram conta do poder (...) os ministros espanhóis foram facilmente dominados (...) um único morto se registou (...) Miguel de Vasconcelos, o odiado secretário de Estado que executava com fidelidade as ordens do governo espanhol.
Veiga, Carlos Margaça, in História de Portugal, vol. VII, p. 84

Ontem como hoje, portugueses a soldo do centralismo espanhol, ontem como hoje revoltas na Catalunha e em Portugal contra o asfixiante centralismo ibérico, sediado em Madrid.
Homens como Paulo Bento  que, recentemente, derrotou a Espanha por 4-0 ou mais, recentemente, Josep Guardiola que derrotou Madrid por 5-0 são os modernos lutadores da independência e da liberdade.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aqui se vê a tendência que tem para omitir factos. A Espanha venceu os campeonatos da Europa e do Mundo com uma maioria de jogadores do Barcelona, não necessáriamente catalães, mas no caso da vitória portuguesa prefere a sublinhar a derrota da Espanha sem mencionar a maioria dos jogadores oriundos do Barcelona. Quanto a essa sua comparação de treinadores de equipas de futebol com movimentos politicos, de liberdade e indepêndencia, demonstra bem como em Portugal, infelizmente, o futebol anda de mãos dadas com a política. É por isso que os vencedores irritam tanto, aqueles que se destacam da tacanhez do português.

quarta-feira, dezembro 01, 2010 5:50:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

«A Espanha venceu os campeonatos da Europa e do Mundo com uma maioria de jogadores do Barcelona, não necessáriamente catalães, mas no caso da vitória portuguesa prefere a sublinhar a derrota da Espanha sem mencionar a maioria dos jogadores oriundos do Barcelona.»

A selecção de Espanha é constituída por uma maioria de jogadores do Barcelona, pois é o Barcelona que joga com jogadores espanhóis; o Real Madrid joga com portugueses/brasileiros, argentinos, franceses e um único produto da «cantera» - Casillas.
(curiosamente o último golo do Barça nos 5-0 foi apontado por um venezuelano na «cantera culé» - Jeffren)

«Quanto a essa sua comparação de treinadores de equipas de futebol com movimentos politicos, de liberdade e indepêndencia, demonstra bem como em Portugal, infelizmente, o futebol anda de mãos dadas com a política.»

A História diz-nos que foram as revoltas na Catalunha em 1640 que permitiram/contribuiram para hoje estarmos em casa a comemorar um feriado.

«É por isso que os vencedores irritam tanto, aqueles que se destacam da tacanhez do português.»

Os vencedores não me irritam nada, no «post» refiro dois grandes vencedores; Bento e Guardiola.

quarta-feira, dezembro 01, 2010 8:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É o mesmo Bento que levou 5 do Barça, 7 e mais 5 do Bayern?
- O que é que Bento ganhou?
ah....já sei, uma Taça de Portugal?


Mas então não foi a selecção do Barcelona ou da Catalunha, mais o Casillas, mais o Fabregas que por acaso até nasceu em Barcelona, que levou 4 da selecção do arrogante Donaldo?
Estou a ver que aqui já é a selecção de Espanha e claro o Casillas é paga as favas.

Mas que raio... não compreendo o Barcelona não "forja" os jogadores nas suas equipas de formação, todos catalães?

Ah,... o Messi é espanhol, ou melhor é catalão não é?

ahhh... e o Villa também... claro, espanhol, não catalão, caro e formado num rival....

Quanto à Restauração, o Oliveira não é nem será mais patriota que eu, sem exageros claro e digo-lhe que tenho amigos castelhanos, catalães, bascos e cantábricos.

Eskurri asko (?)

quarta-feira, dezembro 01, 2010 10:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio