quinta-feira, junho 28, 2007

818 - formas homógrafas inacentuadas, que se aglutinam com o radical seguinte

Eu já desconfiava.
Já tinha estado em formações em que me vinham (me vinham é bonito, não é?) com o paleio da pró-actividade, proactividade?
Nunca gostei da palavra.
Numa sala com cerca de vinte e tal marmanjos (para aí 75% de marmanjas) ainda vá que não vá, agora ao telefone... um gajo dizer-me: «o colega tem de ser pró-activo (proactivo?)».
Ponto um, toda a gente sabe que que colegas são as pu*** .
Ponto dois, um gajo pró-activo (proactivo?) será assim uma espécie de homossexual passivo (não que tenha nada contra).
Recomendo portanto aos «cidadões» e «cidadonas» desta coisa que aprendam português e não se limitem a copiar anglicismos ... quanto ao resto, cada um que seja pró-activo com aquilo que é seu sem assediar os outros p' ra proactividade.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

que inveja, queria ter escrito «inacentuadas».
«me vinham» é bonito, sim. gostei de ambas, para não falar em «aglutinam» e «radical», tipo (apetece-me escrever isto exaustivamente):

essas raízes que me vinham à memória aglutinavam-se, acentuadamente, em infinitas formas.*

concordo consigo no uso da palavra colega. tenho sempre algum cuidado.

*tipo um disparate que não quer dizer nada.

vou dormir que se faz tarde.
beijinhos

sexta-feira, junho 29, 2007 12:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pedro
viste a TLEBS?
É que já não sei se confie na referência à antiga gramática.

sexta-feira, junho 29, 2007 11:02:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Pois

sábado, junho 30, 2007 6:17:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio