terça-feira, janeiro 16, 2007

582 - ciência... viva!

Tipo tempo de antena, partilho com os meus leitores um comunicado cuja autoria está, devidamente, identificada.
Obviamente, estou disponível para divulgar outros comunicados, independentemente da proveniência [este foi recebido através do «e-mail» do «blog»] se os considerar relevantes, cá vai:
MOÇÃO DE CENSURA
À Gestão do Centro de Ciência Viva (CCV)
O que começou por ser ainda há poucos anos um bom exemplo de iniciativa local de aposta na formação, no conhecimento e no turismo de carácter científico, de inegável sentido empreendedor e qualidade de orientação, rapidamente cresceu em termos de técnicos e de investimentos em equipamento e instalações, apoiando-se em evidentes ligações políticas.
Sem questionar o sucesso alcançado em termos de adesão por parte do público interessado, o Partido Socialista alerta (e alertou por diversas vezes) para o exagero de projectos e de custos a eles associados (em ritmo tão acelerado que careceriam de estudo bem fundamentado) consumindo recursos financeiros municipais que poderiam ser usados a colmatar necessidades essenciais em outras áreas.
A bancada do PS nesta Assembleia questionou, em Dezembro de 2005, o porquê de um Centro de Astronomia poder prestar apoio técnico em termos de manutenção ao Jardim-Horto de Camões. Ao que foi respondido que, como forma de revitalizar a Associação Casa Memória de Camões, a Câmara Municipal utilizava uma professora de Português destacada no CCV (também membro dos órgãos da referida associação) para gerir pessoal, resolver problemas existentes no Horto e guiar visitas a esse local.
Estranhando as ligações mencionadas, perguntas ficaram sem resposta até… se ter levantado a hipótese de o acordo de colaboração existente entre a Câmara Municipal e a Associação Casa Memória de Camões ter sido alterado face a tantas dúvidas levantadas, o que, afinal, não sucedera.
Por análise da documentação inerente ao destacamento de professores do Ministério da Educação para ao CCV – Câmara Municipal de Constância, a Bancada do Partido Socialista denuncia agora o abuso de poder/irregularidade da Câmara Municipal nas pessoas da Sra Vereadora e do responsável pelo CCV ao utilizarem frequentemente, de forma regular, 2 dos 4 docentes destacados para o Parque de Astronomia em outro espaço e em outras funções que não as do próprio CCV. Conseguiram-se assim, em ano de eleições autárquicas e seguinte, evidentes benefícios profissionais, associativos e políticos por via directa da Câmara Municipal e prejuízo do erário público, estando envolvidas diversas pessoas com forte conotação política com a lista eleita pela CDU em Constância.
A bancada do Partido Socialista receia que este tipo de exercício do poder subjugue outras entidades locais que estabelecem ligações com a Câmara Municipal e reprova claramente a vitória das ligações políticas que põem em causa a liberdade e a autonomia das entidades.
Vem, com a presente moção:
· Censurar esta forma de alcançar objectivos sem olhar a meios;
· Exigir a reposição da legalidade;
· Sugerir a reavaliação da necessidade de destacamento de quatro docentes;
· Recomendar a denúncia do acordo com a Associação Casa Memória de Camões;
· Incentivar a procura de alternativas válidas para apoiar a referida entidade (com importância e historial reconhecidos) em termos de recursos humanos e logísticos, com acção directa da Câmara Municipal, desde que de forma correcta e bem delineada;
· Apelar ao bom senso, moderação, honestidade e competência para que quem detém o poder municipal durante muitos anos possa avivar as fronteiras desse exercício.

A Bancada do Partido Socialista

Provavelmente, o senhor que dá a cara por este projecto não faz ideia daquilo que se cozinha nas suas (dele) costas.

Provavelmente, uma professora de português destacada a pedido dum astrónomo não será a pessoa mais indicada para resolver um problema de jardinagem... em Constância, é.



2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Intorrogei-me a mim pròprio para saber mais da ciência viva ,quais os livros que valia a pena ler,quais os filmes que deveria ver , cheguei à seguinte conclusão:
"Alibába e os 40 ladrões."

Plagiando António lobo Antunes " Eu gosto desta Terra,nós somos feios,pequenos,estúpidos, mas eu gosto disto."

Obrigado pela divulgação do comunicado.

quarta-feira, janeiro 17, 2007 6:02:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

A divulgação do comunicado é, apenas, um exemplo de como funciona a política, mesmo a que está mais próxima de nós, devendo por isso ser mais transparente. É um exemplo que os (alguns) políticos não se preocupam com o «bem comum» preocupam-se, empregam os nossos recursos na satisfação de clientelas.
Votas em mim, estás calado, não pensas (o chefe ou o presidente pensa por todos) e tens um emprego, remunerado com o dinheiro do Estado (estado aqui em letras grandes, porque este Estado é cada um de nós, os que pagamos impostos).
Vemos assim que o poder autárquico serve, também, para satisfazer interesses privados com dinheiros de todos nós.

(não é só em Constância, infelizmente, este problema ocorre em municípios de todas as cores)

sábado, janeiro 20, 2007 10:46:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio