domingo, fevereiro 27, 2011

0057/2011 - algo bom, algo belo, algo bom e belo irá acontecer


0056/2011 - é nas derrotas que se conhecem os grandes, uma pátria pode ser restaurada, um clube, também


sábado, fevereiro 26, 2011

0055/2011 - pa negre, pão negro, o pão que mourinho amansou


quem gosta de cinema, repito quem gosta de cinema e não, apenas, de histórias engarrafadas servidas com baldes de pipocas e copos plásticos com óscares-cola saberá quem é agustí.
sobre o filme, diz-nos, agustí:
L’eix central sobre el que s’articula la pel·lícula Pa Negre és el de la devastació moral que produeix la guerra sobre la població civil. Tot i que entre els seus personatges existeixen els que van guanyar i els que van perdre, no és una pel·lícula que planegi sobre els conflictes entre vencedors i vençuts, sinó que se centra directament en les emocions i els sentiments dels seus personatges. A través seu descobrim les terribles conseqüències de la guerra, lluny dels camps de batalla, com si donéssim llum a una fotografia antiga, on en una cantonada apareixen desdibuixats uns personatges grisos i descobríssim la seva vida íntima plena de contradiccions i misèries quotidianes, allunyant-nos de la temptació de mitificar-los com a herois i sobretot de jutjar-los.
um filme sobre a guerra civil, uma guerra entre pais e filhos, entre irmãos.
o que temos mais parecido com a guerra, em tempos de paz, é o futebol.
sobre, o futebol, sobre as personagens do futebol, diz-nos, agustí:
¿Qué le inspira la figura de Guardiola?
Me inspira mucho respeto. No lo mitifico. Me da la sensación de que es una persona muy sólida, muy ajustada y admirable. Transmite humildad y controla todas sus cartas a la perfección.
Creo que interpreta el papel de malo, de chulo, pero que en el fondo no es así. Reconozco que hay veces que viéndole algunos gestos he pensado: ¡Uff! Qué personaje. Pero no creo que sea mala persona.
aquilo que agustí diz, é, mais ou menos aquilo que penso, mourinho pode ser uma excelente personagem, mas é um péssimo actor, eu não sou o melhor mas ninguém é melhor do que eu, diz ele, nos intervalos de fazer queixinhas sobre tudo e mais alguma coisa, recordo as últimas:
primeiro queixou-se que o real madrid (jogou na terça-feira) tinha pouco tempo de descanso entre os jogos, atendendo a isso, deram-lhe mais tempo de descanso, mais duas horas, que ao barcelona, fez birra, que os outros jogavam sempre primeiro e que ele tinha de jogar às 22H00 (hora de espanha).
digam-me
há paciência para o aturar?

0054/2011 - was ich glaube é a nobre verdade do caminho entre a simplicidade yang e a complexidade yin

Essa resposta concentra-se nas "Quatro nobres verdades". A primeira: tudo é sofrimento, também no sentido de que tudo é impermanente. Qual é a origem do sofrimento que atravessa a vida toda? Responde a segunda: É a "sede de viver", o desejo, o ódio, a cegueira espiritual. A terceira nobre verdade diz que, através do desapego, é possível superar o sofrimento. Para isso, há a nobre verdade do caminho, com oito braços, que conduz à extinção do sofrimento: a visão perfeita, a resolução perfeita, a linguagem perfeita, a acção perfeita, a vivência perfeita, o esforço perfeito, o recolhimento perfeito, a concentração perfeita. Procura-se superar o renascimento, alcançando o Nirvana, aquela situação na qual já não há cegueira e todo o desejo é apagado - aquela situação que, já nada tendo a ver com a nossa experiência empírica, carece de toda a figura concreta, e, por isso, é o Nada, não no sentido niilista, mas de paz, plenitude e felicidade.

terça-feira, fevereiro 22, 2011

0053/2011 - o vulcão de santa margarida

Un dels cons volcànics més coneguts i visitats de la zona, juntament amb el Croscat per al gran tall d’explotació que presenta, és el volcà de Santa Margarida. Pujar fins el cràter és una excursioneta molt interessant per la flora i geologia que ens envolta i la gran sorpresa apareix a l’arribar al cràter, pelat de vegetació, i amb l’ermita de Santa Margarida al bell mig.
um dos mais conhecidos e visitados cones vulcânicos da zona, juntamente com o croscat, graças ao potencial de exploração que representa, é o vulcão de santa margarida. deslocarmo-nos até à cratera, é uma caminhada muito interessante pela flora, pelo enquadramento geológico que nos envolve e pela grande surpresa a que acedemos no topo da cratera, um cenário despido de vegetação com a ermida de santa margarida no meio. [a tradução a partir do catalão é minha]

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

0052/2011 - curiosamente, zero a dois


às vezes a vida é um pouco de spray que espalha tristeza e verde esperança.
curiosamente...
a mesma imprensa que amanhã sublinhará uma vitória fora do benfica no campo do sporting, jogando com 10 vs. 11;  benfica esse à base de argentinos, espanhóis, brasileiros, paraguaios, uruguaios e quero crer que no final do jogo até havia um português com uma camisolita vermelha em campo; a mesma imprensa dizia, que encolheu os ombros e não falou do zé lima, nem do telmo costa que, apenas, com dez jogadores juniores esmagaram o benfica na casa das aves, dois golos sem resposta...
o benfica em alvalade no final do jogo tinha, apenas, um português em campo (fábio coentrão) e o sporting no seixal quantos portugueses utilizou para esmagar os passarecos?
curiosamente...

domingo, fevereiro 20, 2011

0051/2011 - a superioridade numérica é uma arma convincente


0050/2011 - ricardo, andré e a nossa senhora de fátima

antes de começar o post, refiro que a primeira imagem é d' a bola e as seguintes são um delírio paranóico-religioso de manuel botelho, chama-se: missa campal e está em exibição numa exposição temporária no museu nacional de arte antiga, a técnica utilizada nesta obra [100 x 150 cm] foi a impressão a jacto de tinta sobre papel, sinceramente, não percebi se a arte do autor está na técnica fotográfica, se na composição/diálogo das diferentes peças entre elas de modo a formar um harmonioso todo ou se tudo aquilo é uma treta a que alguns chamam: arte.
a intenção do post é falar de arte, da arte que se faz com uma bola nos pés e um sorriso nos lábios, daqui a umas quatro ou cinco semanas o nosso futebol será mais bonito e continuaremos a vencer os jogos (cito de memória palavras que me chegaram [via internet] do rcp).
a arte melhora-se com o trabalho, com o treino, andré, será hoje melhor jogador que aquele que há quase quatro anos elogiei numa caixa de comentários deste blog.
ricardo, dois jogos, duas vitórias, cinco golos marcados, zero sofridos; andré carvalhas, dois jogos... quatro golos marcados.

0049/2011 - a pichagem, as borboletas, o vulcão e a ponte que não dá às as asas nem expele lava

há o rio, há o povo e há o povo que lava no rio.
ora se lava, tem de haver um vulcão, terá pensado o senhor professor doutor astrónomo.
toca de o construir.
já que vamos construir um vulcão, construiremos, também, uma estufa, para estufarmos borboletas de grandes dimensões em semi-liberdade.
o que é a semi-liberdade?
tipo coreia do norte mas aplicado a borboletas?
voltamos ao texto do abcportugal e ficamos a saber que serão efectuados no parque ambiental de santa margarida investimentos a nível sedimentar mas, também, a nível metamórfico e vulcânico.
uma justificação para a existência dos pequenos concelhos é que estes estão perto do povo, sabem os seus anseios e percebem aquilo que lhes falta.
não tenho dúvida nenhuma que terão perguntado aos santamargaridenses que trabalham em montalvo se queriam a ponte arranjada e que estes terão respondido:
- a ponte faz falta, mas a gente vai por abrantes ou pela chamusca e não há problema, o que a gente queria, era assim uma melhoria a nível metamórfico, por exemplo, uma estufa para lepidopteras hesperioideas ou mesmo papilionoideas... isso é que era.
não percebo é porque não falará o artigo setenta da constituição da república portuguesa no direito do cidadão a: educação, cultura, emprego, habitação, desporto, borboletas e vulcões.

sábado, fevereiro 19, 2011

0048/2011 - corri pelos meus companheiros como os meus companheiros correm por mim

hoje a equipa adidas de madrid tem dois pontos menos que a equipa nike de barcelona.
o menino nike da equipa adidas acha-se o melhor do mundo; «soltem os fogos», disse.
o menino adidas da equipa nike, sorri, timidamente, fala sempre em nós, na nossa equipa, no companheirismo.
uma entrevista para ser lida... para ser pensada.
um menino feliz... de verde e branco vestido.

0047/2011 - a natureza do par, dois numa comunhão perfeita

benfica vs. sporting
respigo uma frase do site dos perdedores: «Este resultado já não ia sofrer alterações, muito pela atitude dos visitantes que aproveitaram todos os segundos de jogo, para se queixarem de lesões fictícias».
«não ia sofrer», é uma construção frásica alternativa e incorrecta quando aplicada a uma acção acontecida.
incorrecta gramaticalmente, incorrecta quanto à directiva emanada pelo filho de deus - jesus - "o «fair-play» é uma treta" [palavras de jesus, enquanto treinador do belenenses] incorrecta porque não nos revela a verdade; o sporting jogou com dez contra onze fora de casa e mesmo assim venceu, naturalmente, com um par de golos, numa comunhão perfeita de técnica e eficácia.
parabéns e obrigado, telmo.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

0046/2011 - a mim não me enganas tu, a estatística ao lume e o resultado é cru

mourinho não perde em casa há nove anos, dizem.
não dizem é que entretanto mourinho foi despedido e esteve alguns (muitos) jogos sem competir, ora, sem ir a jogo é difícil perder.
esses nove anos referem-se a jogos para o/a campeonato/liga porque para taças e jogos europeus, o «melhor treinador do mundo» já perdeu em casa várias vezes, para campeonato/liga é que não, não?
sim.
o santamargarida afirma que sim.
mourinho já foi derrotado em casa, no seu estádio, em jogos para campeonato/liga há menos de nove anos.
quando? (perguntar-me-ão)
deliciem-se.
gostaram?
um fantástico ronaldinho (ex-jogador do barcelona) e uma maravilhosa assistência de kaká (actual jogador do real madrid).
2008.setembro.28 no estádio giuseppe meazza.
temos pena.
quem conhece milão em geral e o giuseppe meazza em particular sabe que aquela é a casa do «milan» e do inter; existem quatro balneários; um para a equipa visitante, outro para o inter, outro para o «milan» e mais um para os árbitros.
temos muita pena mas em santamargarida por respeito a kaká, a ronaldinho e a um golo que é um hino ao futebol não pactuamos com pseudo-records alicerçados em dados enganadores.

0045/2011 - santamargarida's cat


0044/2011 - blue moon in a south american/european light stadium


quarta-feira, fevereiro 16, 2011

0043/2011 - um homem que ajoelha e ri com as cornadas do destino

o mesmo homem.
o mesmo rosto.
entre quarenta e cinquenta anos de distância.
não vou adiantar muito.
apenas o nome:
josé.
e a arte:
toureio.
voltarei a falar-vos deste homem enamorado pela viçosa terra alentejana.
deste menino homem que venceu com uma espada na mão direita em terras de portugal, espanha, méxico e catalunha.
este homem menino que olharia para este «post» encolheria os ombros e sorriria, com o sorriso triste dum homem que só pode ser menino agora.
(voltarei a esrte tema... podem  tentar adivinhar quem é o protagonista desta história)

terça-feira, fevereiro 15, 2011

0042/2011 - soares não é fish, é uma alforreca

sou um homem dum outro tempo.
dum tempo em que a liberdade se conquistava em maio, em frança.
dum tempo em que a liberdade se conquistou (conquistou?) em abril, na república portuguesa.
sou um homem desse tempo, neste tempo.
detesto-o.
tanto quanto se pode desprezar alguém.
para mim, mário soares, personifica tudo o que não gosto, tudo o que abomino, tudo aquilo que é, negativamente, criticável, num ser humano, um merdas, portanto.
é por causa da guerra colonial e da descolonização? (perguntar-me-ão)
não, não é (dir-vos-ei).
meu pai foi (é) militar.
esteve desde 1961/1962 em áfrica, angola.
três comissões, dizia-se, muitos aerogramas, muito suor, muitas lágrimas.
muito sofrimento.
a dor que sinto não é a dor de meu pai.
(está vivo e feliz)
a minha dor é a daqueles que estão aqui.
nomes numa fria parede.
soares é um merdas porque não soube respeitar a dor dos pais que perderem filhos, a dor das mulheres que morreram virgens, porque o seu homem morreu na guerra, a dor, tantas dores que não são tecláveis...
soares é um merdas, porque disse que aqueles que foram para áfrica eram uma merda, uns merdas mandados por outro merda que caiu duma cadeira.
pesando toda a merda (ainda bem que este «post» não tem cheiro) onde estaria a maior merda?
apesar das duras palavras e do aroma a excremento humano, aquilo que me faz detestar soares, mário soares, é o desprezo que ele tem (tinha) pelo cheiro, pela voz do povo.
numa campanha eleitoral, soares passou em frente à sociedade recreativa portelense.
nas escadas da sociedade, gritou-lhe, jarofa (é uma alcunha):
«mário, vem beber um copo c'a gente»
diz soares:
«estes gajos, estes bêbados, estou farto destes merdas, deste povo»
disse-o, baixo, disfarçadamente, eu era um menino e ouvi, ouvi, ouviu-o, a seguir, improvisar um discurso de circunstância da alegria que sentia por estar ali, a agradecer «aquele amigo que me convidou para um copo», a minha bebida é a liberdade e o meu desejo é ser o vosso presidente, e tal, e tal...
o discurso da hipocrisia, um discurso fixe, um discurso de merda, um homem de merda.
(no meu peito tenho uma cicatriz provocada por um dos filhos de jarofa, um miúdo de convicções, como eu, mas com unhas mais compridas que as minhas... uma unhada no peito, provocada pelo filho dum grande homem)
os homens definem-se nas lutas, nas atitudes e nos copos que (não) bebem.
a moral deste «post» é a seguinte:
- jarofa ficou com o copo que bebeu
- eu fiquei com a minha cicatriz, com a minha história
- mário soares ficou com o seu (dele) alforroquento carácter.
amanhã a alforrequia continuará...

0041/2011 - o menino jesus nasceu em belém, ronaldo também

ronaldo, o fenómeno, nasceu para os golos em belém, pertinho duma casa famosa pelos pastéis.
foi no dia três de agosto de mil novecentos e noventa e três.
ronaldo era um guri de dezasseis anitos e umas enormes favolas, figueiredo (actual treinador de goleiros do olhanense) um senhor com a idade de cristo.

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

0040/2011 - o tigre, o amor e uma de pau

achei a história deliciosa.
uma mulher que larga tudo.
vê o seu homem a ser despedaçado por um tigre.
e investe armada com uma de pau.
na república portuguesa esta história não ocorreria.
a asae proibiu as de pau.
as mulheres não podem mexer nas de pau, só nas de plástico.
uma mulher, um tigre e uma colher de pau.

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

0039/2011 - chegar, ver

0038/2011 - um clube com o livro como emblema e ricardo como treinador

o fátima é, actualmente, o último da orangina.
no plantel do fátima está um dos melhores médios portugueses da actualidade; andré carvalhas.
o treinador do fátima é na actualidade e actualmente o melhor treinador do mundo e um dos melhores treinadores de futebol de vale do mestre de santa margarida da coutada (remete para uma antiga piada que dizia que maradona era o melhor jogador do mundo e um dos melhores da argentina) por outro lado (e agora é a sério) considero ricardo moura muito melhor treinador que josé mourinho.
desejo ao ricardo toda a felicidade do mundo e acredito que consiga manter o fátima na honra, na orangina se preferirem.
força, pá, felicidades.

terça-feira, fevereiro 08, 2011

0037/2011 - os 7-1 de manuel josé a mubarak


 
La revolución egipcia, por ejemplo, ha nacido en los campos de fútbol del Al Ahly, el equipo de los barrios más populares y eterno rival del Zamalek (...), que representa sociológicamente a la dictadura y las clases altas egipcias de la elitista zona residencial cairota de Zamalek.
Del mismo modo que el Real Madrid representó en su día al franquismo  sociológico o que el Chelsea es el club de la clase alta londinense frente al West Ham obrero: o el Rangers, el de la élite protestante frente a la clase baja católica del Celtics.
o título é provocatório, mediamente, provocatório, o franquismo sociológico que avishai margalit refere em relação ao real madrid sentia-se na república de salazar, uma espécie de benfiquismo de estado, o clube do regime, onde para se ser bom chefe de família, ter-se-ia de ser do benfica, beber vinho e dar cargas de cachaporra na mulher. 
o artigo de avishai é uma boa análise para quem gosta de futebol, da vida e de manuel josé, o português que treina o al ahly, o clube que foi o detonador duma explosão de sonhos.

domingo, fevereiro 06, 2011

0036/2011 - já tudo pode ser, tudo aquilo que parece, a lisboa que amanhece


título inspirado na lisboa que amanhece do sérgio.
imagens inspiradas pelo sol, pelo céu, pelos pombos, pelas gaivotas e pela transgressão de regras.
dizem as regras que jamais se fotografa apanhando o sol de frente.
excepto as duas primeiras imagens (é a mesma fotografia com diferentes ampliações) todas as outras são transgressões.
o nascer do sol, no tejo, de frente, como se pegam os touros, no ribatejo.

0035/2011 - to die, to sleep, morrer na república portuguesa

pode parecer forçado comparar as imortais palavras de shakespeare com a vidinha (neste caso com as mortinhas).
talvez a reflexão a efectuar seja: primeiro pensar, depois agir; meditemos então:
To be, or not to be: that is the question:
Whether 'tis nobler in the mind to suffer
The slings and arrows of outrageous fortune,
Or to take arms against a sea of troubles,
And by opposing end them? To die: to sleep;
No more; and by a sleep to say we end
The heart-ache and the thousand natural shocks
That flesh is heir to, 'tis a consummation
Devoutly to be wish'd. To die, to sleep;
To sleep: perchance to dream: ay, there's the rub;
For in that sleep of death what dreams may come
When we have shuffled off this mortal coil,
Must give us pause: there's the respect
That makes calamity of so long life;
For who would bear the whips and scorns of time,
The oppressor's wrong, the proud man's contumely,
The pangs of despised love, the law's delay,
The insolence of office and the spurns
That patient merit of the unworthy takes,
When he himself might his quietus make
With a bare bodkin? who would fardels bear,
To grunt and sweat under a weary life,
But that the dread of something after death,
The undiscover'd country from whose bourn
No traveller returns, puzzles the will
And makes us rather bear those ills we have
Than fly to others that we know not of?
Thus conscience does make cowards of us all;
And thus the native hue of resolution
Is sicklied o'er with the pale cast of thought,
And enterprises of great pith and moment
With this regard their currents turn awry,
And lose the name of action. - Soft you now!
The fair Ophelia! Nymph, in thy orisons
Be all my sins remember'd.

sábado, fevereiro 05, 2011

0034/2011 - às vezes é mais importante defender que atacar


0033/2011 - sentir sobre os ombros o próprio destino

a liberdade não é a «mãe dos prazeres» (...) mas o acréscimo das responsabilidades, o sentir sobre os ombros o próprio destino

nota: para  @s mais distraíd@s (ou mais interpretativ@s) este texto refere-se, apenas e só, à liberdade de imprensa [um blog (este blog) não é (nem pretende ser) uma autobiografia]

0032/2011 - nunca mais é sábado

nunca mais.
é sábado.

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

0031/2011 - gudjohnsen, por exemplo

primeiro apreciem a fantástica imagem (via as).
depois leiam o nome, que inicia o post,  o nome de um homem nascido na terra do gelo (iceland).
esteve no chelsea entre 2000/2001 e 2005/2006 (foi treinado pelo melhor treinador do mundo) sem vencer qualquer título europeu.
depois mudou.
na época a que se refere esta imagem, o homem da terra do gelo jogava no clube mais quente do mundo.
foi campeão europeu.
obviamente.
treinado não pelo melhor treinador do mundo, mas por um menino de sorriso tímido (completou há pouco quarenta anos) que nunca tinha sido tradutor, nem adjunto de ninguém.
um menino que treinava outros meninos nos escalões de formação.

0030/2011 - empurrando eventos a caminho do abismo

poderia ter escolhido outras imagens ou outras fontes, mas preferi o al-ahram.
escolhi-o por pensamentos, palavras, actos e omissões (para perceber estas há que saber ler nas entrelinhas dos comentários).
não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio